Num momento inserido na cerimónia “Regenerar Alcanena“, o município distinguiu diversas entidades empresariais do concelho através da atribuição dos galardões “Acreditar Alcanena”, os quais têm como finalidade “estimular e reconhecer o mérito empresarial, iniciativas empreendedoras e inovadoras, no contexto do desenvolvimento económico e social do concelho de Alcanena”.
O Galardão PME Líder 2021 (empresas reconhecidas com esse estatuto pelo IAPMEI) foi assim atribuído às empresas A Transportadora Ideal de Minde, Lda; ABR, Equipamentos Industriais, Lda; AFT – Transportes Rodoviários de Mercadorias, Lda; António Nunes de Carvalho, S.A; Chempass – Comércio, Importação e Exportação de Produtos Químicos, Lda; Curtumes Benjamim, Lda; Curtumes Boaventura, Lda; Demoscore, Lda; Derma – Leather – Comércio e Indústria de Couros, S.A; Dreamfields, Lda; Interminde, Supermercados, Lda; J.C. Ramalho e C.ª, S.A; Joaquim Francisco Inácio, Sucessores, S.A; Joaquim Pinheiro Santos, Sucessores, Lda; José Reis Marques & C.ª Lda; Mikroquímica – Produtos Químicos, Lda; Prodyalca – Comércio de Produtos Químicos, Lda; Ramilo Gomes, Lda e SECAL – Engenharia e Construções, S.A;
Já o Galardão PME Excelência 2020 (empresas reconhecidas com esse estatuto pelo IAPMEI), foi atribuído às empresas ABR, Equipamentos Industriais, Lda e Dreamfiels, Lda. enquanto o Galardão Maiores Exportadoras (empresas reconhecidas como tal pela AICEP), foi concedido à Couro Azul – Indústria e Comércio de Couros, S.A e ITMP Alimentar (Intermarché).
O Galardão Responsabilidade Social, com o objetivo de “distinguir ações de âmbito nacional, regional ou local, que promovam e incentivem o empreendedorismo, e distingue políticas e iniciativas ecológicas que procurem melhorar a eficiência dos recursos energéticos” foi atribuído à ITMP Portugal (Grupo Os Mosqueteiros).
Por fim, Joaquim Marques Ferreira Inácio recebeu o Galardão Carreira, o qual “reconhece indivíduos que se tenham distinguido ao longo da sua carreira, que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade”.
Segundo informação municipal, esta entrega visou “distinguir, estimular e reconhecer o mérito e o prestígio pessoal e iniciativas empresariais e/ou institucionais, potencialmente geradoras de riqueza, que contribuam para a resolução de problemas sociais, económicos e ambientais e, simultaneamente, para uma sociedade mais dinâmica, bem como as iniciativas que contribuam para gerar emprego, investimento, inovação, projeção, prestígio e proteção do meio ambiente”.

A cerimónia contou ainda com a assinatura de protocolos com o município de Torres Novas no que concerne ao projeto “Ouro Líquido” – que visa valorizar o azeite produzido nestes dois concelhos – e ao projeto da criação de um Complexo Sustentável Integrado de Instalações para a partilha de infraestruturas, de promoção, angariação de investidores e custos, e com a Nersant (Associação Empresarial da Região de Santarém), para a criação e dinamização da Startup Alcanena.
A fechar a sessão atuaram os Xaral’s Dixie, ao que se seguiu uma visita às instalações da Startup Alcanena, localizada no Pavilhão Multiusos.