A Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, recebe este sábado, dia 21 de maio, pelas 16h, a cerimónia de lançamento do livro “Cataventos”, da autoria de Zulmira Bento, com apresentação pelo antropólogo Luís Filipe Maçarico.

Zulmira Bento nasceu em Vale Alto, Freguesia de Minde, concelho de Alcanena. Completados os estudos secundários no Colégio de Santa Maria, em Torres Novas, matriculou-se na Universidade de Coimbra onde se licenciou em Filologia Germânica. Frequentou um curso de Verão na Universidade de Cardiff, País de Gales no Reino Unido, por lhe ter sido atribuída uma bolsa pelo British Council.

Reside em Coimbra mas desloca-se regularmente à sua aldeia natal.

Entre as suas principais publicações estão:  JANELAS DE PAPOILAS, poesia, 1988; DOMINGOS DE CALENDÁRIO, poesia, 1990; PACTO, poesia, 1993; VALE ALTO PASSADO E PRESENTE, monografia, 1994; EUGÉNIO DE CASTRO POETA DE COIMBRA, estudo literário,1995; AO ENCONTRO DE JOÃO DE DEUS, estudo literário, 1996; HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA, genealogia e narrativa familiar, 2014; LÁGRIMA, poesia, 2014; CHAMINÉS TRADICIONAIS DO CONCELHO DE ALCANENA, estudo de património, 2015; CATAVENTOS, estudo de património, 2016.

Para além da sua atividade literária, Zulmira Bento tem realizado diversas exposições de pintura a óleo e a aguarela e leciona Língua Portuguesa a estrangeiros desde 2003, em regime de voluntariado.

O livro “Cataventos”, é uma edição da Câmara Municipal de Alcanena.

Margarida Serôdio

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *