Alcanena apresenta projeto "Aire e Candeeiros Culinary Center" nos Olhos de Água

Para além do desenvolvimento de um plano de formação inovador e diferenciado, a organização do projeto propõe-se a criar um plano de desenvolvimento de ações dinâmico, com vista à valorização dos produtos e recursos endógenos, bem como da gastronomia de toda a região, em particular do território do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, através da sua certificação.

O objetivo global é muito mais vasto, tendo em conta que a autarquia de Alcanena quer transformar a zona dos Olhos de Água num “produto turístico integrado de grande valor, na área do ecoturismo e do turismo de natureza”, para ser como que “a joia da coroa” promocional da Serra de Aire e Candeeiros.

Um dos objetivos é a obtenção do galardão da bandeira azul para a praia fluvial e a excelência ambiental em torno dos Olhos de Água e da sua nascente, mas há muito mais na forja, como a criação de um eco hotel, um restaurante junto ao rio, um centro de formação de alta cozinha (que vai ser agora apresentado), e incutir uma nova dinâmica ao Centro de Ciência Viva do Alviela.

Na apresentação do projeto “Aire e Candeeiros Culinary Center”, que começa as 11h30 na praia fluvial dos Olhos de Água, vão estar presentes Rui Anastácio, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Pombo, do ICNF, Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal, e um representante da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), para abordar o tema da Educação Ambiental.

Alcanena apresenta projeto “Aire e Candeeiros Culinary Center” nos Olhos de Água. Foto: mediotejo.net

Após a sessão de abertura vai decorrer uma mesa redonda, moderada pela vereadora Marlene Carvalho, sobre a tradição e a inovação na cozinha: desafios da formação e da investigação. A sessão vai contar com a participação de João Gago, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Igor Dias, da Escola Superior Agrária de Santarém, Daniel Pinto, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, e de Ana Cohen, do Agrupamento de Escolas de Alcanena.

Às 13h00 é apresentado o projeto Aire e Candeeiros Culinary Center, pelo Chef Rodrigo Castelo, consultor do mesmo. Por confirmar ainda está a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, para a sessão de encerramento.

No final haverá ainda um momento de degustação de snacks confecionados pelos alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo, da Escola de Hotelaria de Fátima e da Escola Profissional Gustave Eiffel, com cabazes de produtos locais e também pratos tradicionais confecionados pela restauração local.

Diana Serra Garcia

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *