No átrio da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, até ao próximo dia 20 de novembro pode ser visitada a exposição “Vozes de Cantanhez” que retrata imagens de agricultores do Parque Nacional de Cantenhez, na República da Guiné Bissau.
Esta exposição é organizada pelo CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a coordenação de Joana Roque de Pinho, investigadora no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, e é elaborada em colaboração com agricultores guineenses.
A mostra está integrada no projeto “Impactos das alterações climáticas e da conservação: um estudo com fotografia participativa no Parque Nacional de Cantanhez, República da Guiné Bissau” e resulta de uma co-produção de conhecimento sobre saberes ecológicos locais e adaptação às alterações ambientais nesta área protegida do sul da Guiné Bissau através da produção de imagens e narrativas criadas pelos próprios agricultores.
Os trabalhos de campo foram efetuados entre fevereiro e maio de 2014, na aldeia de Cafal, com a participação de 27 mulheres e homens entre os 25 e 70 anos das etnias Nalu, Balanta e Pepel, a maioria com pouca escolaridade, que receberam formação em fotografia e métodos de investigação, com o objetivo de documentar alterações ambientais e sociais locais.
A exposição patente revela o conhecimento ecológico detido por estes agricultores, bem como o seu olhar positivo sobre algumas alterações nas suas vidas.
Esta mostra resulta de um projeto original e de qualidade científica que resultou de uma colaboração inédita com os fotógrafos locais e respeita a vontade dos membros da comunidade de ver os seus conhecimentos partilhados e valorizados fora de Cantanhez.