“Abrantes – Três Mil Anos com os Azeites” aposta no olivoturismo para valorizar território e atrair visitantes. Foto arquivo: mediotejo.net

Com um investimento global de 399.750 euros, dos quais 338.250 euros são elegíveis para apoio financeiro, o Turismo de Portugal concederá um incentivo não reembolsável de 236.775 euros, correspondente a 70% do custo elegível, no âmbito de um protocolo assinado esta semana, em Coimbra. A execução do projeto decorrerá até 31 de dezembro de 2026.

Em declarações ao mediotejo.net, o vereador do Turismo, Luís Dias, destacou que o projeto “Abrantes – Três Mil Anos com os Azeites”,  resulta de anos de trabalho na dinamização do azeite e da oliveira como marcas identitárias de Abrantes, desde a realização do Encontro Ibérico do Azeite à valorização da Oliveira do Mouchão, considerada um monumento vivo com mais de três mil anos, entre outros.

“O que se pretende é estruturar o olivoturismo como produto distintivo, capaz de valorizar os nossos ativos, as nossas marcas e os nossos produtores. Abrantes tem uma história milenar ligada ao azeite e esta é uma oportunidade de transformar essa herança em fator de atratividade turística e desenvolvimento económico”, sublinhou o autarca.

“Abrantes – Três Mil Anos com os Azeites” aposta no olivoturismo para valorizar território e atrair visitantes. Foto: DR

ÁUDIO | LUÍS CORREIA DIAS, VEREADOR TURISMO CM ABRANTES:

O projeto inclui ações de formação em sustentabilidade e digitalização, implementação de práticas sustentáveis, criação de conteúdos informativos em vários idiomas, articulação com parceiros e entidades de turismo regionais e nacionais, bem como a promoção de uma rota de olivoturismo que terá início e fim em Abrantes e que se ligará a outras regiões e rotas ibéricas já consolidadas.

Está igualmente prevista a criação de sinalética própria, o desenvolvimento de um plano de comunicação e a instalação de um centro interpretativo de olivoturismo no edifício do Mercado Municipal, espaço que passará a funcionar como polo de informação, exposição e ativação da marca “Abrantes – 3 Mil Anos com os Azeites”.

Apesar de o financiamento ter horizonte até 2026, Luís Correia Dias sublinhou que a estratégia é para ser continuada e reforçada.

“Este não é apenas um projeto com data de início e fim. É uma estratégia de longo prazo que pretende afirmar Abrantes no mapa nacional e internacional do olivoturismo, tal como já acontece com o enoturismo noutras regiões”.

O vereador lembrou ainda que, embora não tenha sido considerado financiável, o município continuará a organizar o Encontro Ibérico do Azeite, evento que tem reunido em Abrantes especialistas da fileira do azeite do Mediterrâneo e do mundo.

Para o responsável pelo pelouro do Turismo, a valorização da fileira do azeite permitirá consolidar a atratividade turística, reforçar a identidade cultural e industrial do concelho e potenciar a atividade económica.

“Queremos ligar tradição e inovação, turismo e indústria, cultura e sustentabilidade. Abrantes tem marcas e produtores reconhecidos internacionalmente, tem património único e tem uma história de três mil anos ligada ao azeite. O nosso objetivo é transformar tudo isso num produto turístico distintivo e gerador de riqueza para o território”, concluiu.

Turismo de Portugal financia 37 projetos turísticos no Interior com mais de 16 ME

O Turismo de Portugal vai financiar, com mais de 16 milhões de euros (ME), 37 projetos turísticos no interior do país, 20 dos quais na região Centro.

“Cada um destes 37 projetos é uma peça fundamental para a construção de um setor mais resiliente, mais sustentável e mais competitivo a nível global. Com este impulso, estamos a capacitar os territórios, neste caso os do Interior, para os desafios do futuro e a garantir que Portugal continua a ser um destino de excelência”, destacou o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

O Turismo de Portugal assinou na segunda-feira, em Coimbra, contratos de financiamento de 37 projetos turísticos no Interior, cujo apoio concedido, sob a forma de incentivo não reembolsável, ascende a 16,6 milhões de euros, correspondendo a um investimento global de 25,8 milhões de euros.

Os investimentos são realizados no âmbito da Linha +Interior Turismo, que visa reforçar a competitividade e a sustentabilidade do setor em todo o território nacional.

Na sua intervenção na cerimónia, Carlos Abade indicou que estes projetos envolvem mais de 50 concelhos, representando mais de um terço dos territórios de baixa densidade.

“Pensar o turismo é pensar o país, é criar condições para que a vida das pessoas seja cada vez melhor”, alegou.

Na região Centro foram apoiados 20 projetos, totalizando um incentivo de mais de 8 milhões de euros.

Os investimentos abrangem diversas áreas, incluindo o turismo cultural, com a criação de espaços museológicos, e o turismo gastronómico, focado em produtos endógenos como o vinho, a cereja e o pão.

Destacam-se também projetos de turismo de natureza, como a requalificação de parques biológicos e praias fluviais, a par de iniciativas de turismo científico e de promoção da sustentabilidade e mobilidade em redes de aldeias.

Lista de prohetos apoiados na região centro de Portugal:

• Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusiva na Rede Aldeias Históricas de Portugal (Aldeias Históricas de Portugal – Municípios de Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Sabugal, Trancoso, Fundão e Idanha-a-Nova)

• Expresso do Alto Mondego (Municípios de Fornos de Algodres, Mangualde, Nelas e Gouveia)

• Abrantes – Três Mil Anos com os Azeites (Município de Abrantes)

• Promoção de Acessibilidade e Mobilidade Descarbonizada na Aldeia de Benfeita – Rede Aldeias do Xisto (Município de Arganil)

• Centro Interpretativo do Vinho do Dão (Município de Carregal do Sal)

• Projeto de Requalificação da Praia Fluvial e ASA de Unhais da Serra (Freguesia de Unhais da Serra, Covilhã)

• Centro Interpretativo da Cereja e da Cherovia (Junta de Freguesia do Ferro, Covilhã)

• Aldeia Museu ‘O Coração do Xisto’ (Junta Freguesia de Sobral de São Miguel, Covilhã)

• AGROTECH 4.0 Turismo Científico (Município do Fundão)

• Espaço de Valorização da Gastronomia do Vale do Ceira e Parque de Cerejal (Município de Góis)

• Miradouro da Cortecega (Freguesia de Góis)

• Mêda – Promoção Patrimonial e Turística (Município de Mêda)

• Parque Biológico da Serra da Lousã: um Cartão de Visita Sustentável para a Região (Fundação ADPF – Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional, Miranda do Corvo)

• Valorização e Qualificação dos Miradouros do Penedo da Carvoeira (Município de Penacova)

• + Bioparque (União das Freguesias de Carvalhais e Candal, São Pedro do Sul)

• Museu Dª. Amélia (Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul)

• Programa de Requalificação da Praia Fluvial da Quinta do Barco (Município de Sever do Vouga)

• Espaço Museológico Sarah Beirão (Município de Tábua)

• Passadiços das Cascatas dos Poios (Município de Vila de Rei)

• Centro Interativo das Tropas Paraquedistas – CITP (Município de Vila Nova da Barquinha)

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *