Passagem do Cruzeiro Religioso da Senhora dos Avieiros e do Tejo junto a Alvega, em Abrantes. Foto: mediotejo.net

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo entrou este sábado no concelho de Abrantes, tendo sido passado o testemunho entre a freguesia de Ortiga no concelho de Mação, e Alvega, esta manhã. Algum tempo antes da hora prevista, já Nossa Senhora dos Avieiros atravessava o Tejo entre margens, para atracar no cais de Alvega, junto da Estação de Canoagem.

Ali já a esperava alguma população, peregrinos e membros da organização deste Cruzeiro “de fé e afetos”, além do pároco Manuel Mendonça e o presidente de Junta, António Moutinho.

Num momento de fé e religiosidade, a passagem desta peregrinação fluvial foi celebrada, de forma modesta mas sentida pela comunidade. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi trazida à beira-Tejo desde a Igreja de São Pedro, fazendo o acolhimento e encontro entre as duas imagens do divino.

GALERIA

Numa celebração religiosa com oração e cânticos, e onde também o andor de Nossa Senhora dos Avieiros foi embelezado e renovado com oferta de flores frescas de tons quentes por parte de membros da paróquia, o povo desceu ao cais para se encontrar com a padroeira dos Avieiros e o rio Tejo.

Na ocasião, foi lembrado que este é um cruzeiro feito ao longo do rio Tejo, sendo este o “fio condutor” de um convívio que se quer fraterno entre as comunidades ribeirinhas, numa peregrinação que se vai desenhando e unindo as margens e concelhos vizinhos.

Também se abordou o significado da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros, em que um casal no seu barco apela, com fé, ao auxílio da padroeira perante as dificuldades e as tormentas do dia-a-dia.

O casal, aos pés da Sra. dos Avieiros, pede ajuda, e esta, de mão levantada aos céus, faz o apelo para interceder junto da divindade. O pescador ali representado traz a mão junto do coração, agradecendo o auxílio prestado.

A imagem tem aos pés um casal de pescadores que apela ao auxílio da padroeira. Foto: mediotejo.net

É de preces e agradecimentos, e destes ajuntamentos populares, que se fazem as receções ao longo das várias etapas e à medida que se chega a cada um dos portos.

De Alvega, o Cruzeiro prosseguiu a peregrinação para Mouriscas (12h00). Durante a tarde seguem-se passagens por novos pontos do concelho de Abrantes, nomeadamente o Pego (16h30) e Rossio ao Sul do Tejo, onde se prevê a chegada cerca das 19h00, com acolhimento e pernoita na localidade.

No domingo, dia 28 de maio, a 5ª etapa principia no Porto da Barca, em Tramagal, às 09:30, seguindo para Rio de Moinhos (10:00), Amoreira (11:30), Constância (13:00), Praia do Ribatejo (14:30), Arripiado (17:30) e Tancos (Vila Nova da Barquinha), onde chegará cerca das 19:00.

NOTÍCIA RELACIONADA

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *