A abrantina Luísa Burguette, de 16 anos, alcançou o 33º lugar entre 70 atletas no mundial sub-19 de pentatlo moderno. Foto: DR

A abrantina Luísa Burguette Cunha, da Casa do Benfica em Abrantes, ficou em 33º lugar entre as mais de 70 atletas em competição no Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno do escalão Sub-19, que terminou este domingo, na Turquia. Com apenas 16 anos, Luísa Burguette foi a única atleta feminina na última década a conseguir chegar à final da prova em representação de Portugal.

Em declarações ao mediotejo.net, na noite de sábado, após a divulgação das classificações finais do escalão feminino, o treinador da jovem atleta, Nuno Burguette, que é também seu avô, um dos grandes impulsionadores da carreira desportiva de Luísa, não escondeu a sua satisfação pela prestação na competição, onde obteve 1.181 pontos na final, apesar de ter apontado inicialmente a uma classificação dentro dos 20 primeiros lugares. A classificação final chegou a apontar o 36º lugar à atleta abrantina mas a mesma acabou por ser retificada pela organização, atribuindo a Luísa a 33ª posição.

“É muito difícil, são as melhores atletas mundiais e com cinco disciplinas muito exigentes, com a novidade dos obstáculos, em substituição do hipismo, em que a Luísa não está muito à vontade, mas esteve muito bem na esgrima e no tiro com laser, embota pudesse fazer melhor na natação. Na última década, é a única portuguesa a conseguir disputar a final do mundial sub-19 de pentatlo moderno. Não podemos deixar de louvar o seu trabalho e tenho de estar satisfeitos”, notou, relevando a experiência adquirida nos palcos internacionais e na margem de progressão.

A atleta Luísa Burguette com o seu treinador (e avô), Nuno Burguette. Foto: mediotejo,net

ÁUDIO | NUNO BURGUETTE, TREINADOR DE LUÍSA BURGUETTE:

A prova de Qualificação Individual Feminina que decorreu na quinta-feira, foi divida em dois grupos (A e B) tendo Luísa Burguette conquistado o 18º lugar do grupo B, com um total de 1.220 pontos, garantindo o seu apuramento para a final da competição, onde obteria o 33º lugar da geral mundial. O feito da atleta já mereceu também as felicitações da Câmara de Abrantes na página online do município.

Luísa Burguette tem estatuto de Atleta de Alto Rendimento atribuído pelo IPDJ desde o ano passado, que mantém este ano e vai continuar no próximo, por via da sua participação neste campeonato mundial.

Luísa Burguette em ação na prova de esgrima. Foto: DR

Atualmente a competir pela Casa do Benfica em Abrantes, a jovem, de apenas 16 anos, foi convocada pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno para representar Portugal no Mundial Sub-19, tendo integrado a comitiva de três atletas que rumou à Turquia, a par de Carolina Souto (Leixões Sport Clube) e- Filipe Lavos (Bairro dos Anjos), que não se classificaram para a final. O treinador da seleção é Sérgio Souto.

Luísa Burguette alcança 33º lugar entre 70 atletas no mundial SUB-19 de pentatlo moderno. Foto: DR

A atleta abrantina chegou na quarta-feira a Istambul para disputar o mundial sub-19 de pentatlo moderno, desporto olímpico que compreende cinco modalidades diferentes: natação, esgrima, tiro laser, corrida e obstáculos (em substituição da equitação) e chega ao aeroporto de Lisboa este domingo, onde vai ser recebida em festa pelos pais, amigos, dirigentes e treinador.

Luísa Burguette Cunha (POR) na prova de obstáculos. Créditos: UIPM World Pentathlon / Filip Komorous

O Campeonato Mundial Sub-19 da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) 2023 decorre até este domingo, 30 de julho, envolvendo os melhores atletas do mundo. As finais individuais envolveram as 36 finalistas femininas e os 36 atletas masculinos que garantiram o lugar após as provas das meias finais de classificação. Os Jogos Olímpicos são a próxima grande prova internacional do pentatlo moderno.

Notícia relacionada:

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *