Casais de Revelhos terá pontão alternativo enquanto nova estrutura é construída. Foto: CMA

O município de Abrantes anunciou, na reunião de executivo de terça-feira, que planeia avançar ainda este mês com a construção de uma passagem temporária alternativa à Ponte de Entre Ribeiras, principal acesso a Casais de Revelhos pela A23, afetada por danos estruturais provocados pela tempestade Cláudia, em novembro de 2025.

Desde então, a circulação tem sido limitada a veículos ligeiros, garantindo segurança à população, mas causando transtornos aos transportes públicos e veículos pesados.

O vice-presidente da Câmara, João Gomes, explicou o cronograma de trabalhos realizados e previstos.

“No dia 22 de dezembro foi fechado o procedimento para a execução da passagem temporária, que abriu em 29 de dezembro. Contamos que, se tudo correr bem e as propostas cumprirem os requisitos legais, na última semana de janeiro já estejamos a construir a passagem alternativa, permitindo o trânsito de pesados, transportes públicos e camiões de recolha de lixo, trazendo normalidade à localidade.”

ÁUDIO | JOÃO GOMES, VICE-PRESIDENTE CM ABRANTES:

Quanto ao projeto da nova ponte sobre a linha de água e de acesso a Casais de Revelhos, João Gomes detalhou os procedimentos em curso.

“Estamos a fazer o levantamento de todas as linhas de água a montante e jusante, a limpar a área e a solicitar autorizações a proprietários privados, além de estudos geológicos. Estes trabalhos são essenciais para garantir a capacidade hidráulica adequada e a segurança da nova infraestrutura”, declarou.

A Câmara destaca que a solução temporária permitirá minimizar os impactos à população enquanto se concretiza o novo pontão, reforçando a importância de manter a circulação em segurança e de planear uma obra definitiva que previna futuros constrangimentos.

Pontão em Casais de Revelhos. Foto; CMA

A Ponte de Entre Ribeiras, principal acesso a Casais de Revelhos pela A23, mantém o trânsito condicionado após danos estruturais causados pela tempestade Cláudia, em novembro de 2025.

A Câmara de Abrantes decidiu avançar com a construção de um novo pontão para resolver o problema e antecipar a criação de uma passagem alternativa.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *