“Um Mundo Quadrado – Visto aqui deste lado” é o título do livro de literatura para a infância da autoria do historiador e professor José Martinho Gaspar, natural de Abrantes, que será lançado esta sexta-feira, dia 6, no espaço Sr. Chiado, em Abrantes.
“É uma aventura”. É assim que José Martinho Gaspar, em conversa com o mediotejo.net, descreve esta sua estreia na literatura infantil com o livro “Um Mundo Quadrado – Visto aqui deste lado”, editado pela Alfarroba.
Com um público alvo dos 8 aos 12 anos, aproximadamente, “mas que pode e deve ser lido por adultos”, este livro “tem uma história que é um pouco abstrata, fala sobre um mundo que é quadrado, com cores específicas e é uma espécie de crítica social sobre as coisas que por vezes fazemos uns aos outros”, refere o escritor.
A ideia de escrever este livro surgiu porque, como explicou José Martinho Gaspar, “fui professor bibliotecário há cerca de cinco anos e lidei de perto com a literatura para a infância e na altura até escrevi três histórias para crianças”. A parceria com a Editora Alfarroba acabou por trazer à luz do dia este “Um Mundo Quadrado – Visto aqui deste lado”.
“É um tiro no escuro e estou na expetativa de saber como vai ser a reação deste público-alvo que é muito especial”, refere José Martinho Gaspar.
As ilustrações do livro são da responsabilidade de Geandra Lipa.
A apresentação do livro está agendada para esta sexta-feira, dia 6 de novembro, pelas 21h30, no espaço Sr. Chiado, situado na Praça Raimundo Soares, em Abrantes. Na sessão, para além do autor, José Martinho Gaspar, estará também a ilustradora, Geandra Lipa, e a professora bibliotecária Anabela Diogo.
Durante a tarde do mesmo dia, realizar-se-ão sessões de apresentação do livro para os alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo na Escola da Chainça e 2º ciclo da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes que contam com a colaboração do Clube de Teatro “Abre o Pano”, da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.
José Martinho Gaspar nasceu em Água das Casas, concelho de Abrantes, na década de 60 do século XX. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde também concluiu o Mestrado em História Contemporânea. É professor de História e coordena o Centro de Estudos de História Local de Abrantes, onde dirige a revista Zahara há 13 anos. É autor de vários artigos e livros, tendo lançado recentemente “Água das Casas – Memórias de uma Comunidade”. É cronista do mediotejo.net, onde escreve à quarta-feira.