Bloco de partos e urgências de obstetrícia e ginecologia, no hospital de Abrantes, estão encerrados este fim de semana. Foto arquivo: Lusa

Cinco serviços hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia estarão encerrados no sábado, incluindo Abrantes, da ULS Médio Tejo, Santarém, Barreiro, Portimão e o serviço de Ginecologia das Caldas da Rainha, de acordo com dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), consultados na manhã desta sexta-feira.

No domingo, reabre a urgência de Obstetrícia das Caldas da Rainha, mantendo-se fechadas as de Abrantes, Santarém, Barreiro e Portimão. Nesse mesmo dia, a urgência de Pediatria do Hospital de Torres Vedras também estará encerrada.

Além destes hospitais, três urgências de Pediatria estarão condicionadas, recebendo apenas casos internos ou referenciados pelo INEM: Hospital Vila Franca de Xira, Hospital Beatriz Ângelo (Loures) e Hospital Santa Maria Maior (Barcelos), em horários específicos.

Os serviços de Ginecologia e Obstetrícia também enfrentarão restrições no Hospital de Portalegre, Hospital Amadora-Sintra, Hospital Vila Franca de Xira, Hospital São Francisco Xavier (Lisboa), Hospital de Aveiro e Hospital Santo André (Leiria). Durante estes períodos, apenas serão atendidos casos internos ou encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

Ao longo do fim de semana, estarão abertos 126 serviços de urgência no sábado e 127 no domingo, incluindo cerca de 30 hospitais que funcionam em projeto-piloto, exigindo contacto prévio com a Linha SNS 24 antes de se dirigir ao hospital.

As autoridades de saúde apelam à população para que utilize esta linha para orientação adequada.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *