Costuma dizer-se que “boda molhada, boda abençoada”, e se assim é, as Festas de Abrantes de 2023 não poderiam arrancar de melhor maneira. São Pedro lá segurou a chuva para a inauguração e arruada tradicional pelo centro histórico da cidade, e, já à noite, o concerto de Marisa Liz contou com a presença de milhares de pessoas. As festas de Abrantes decorrem até dia 14 de junho, feriado municipal.
Depois de Marisa Liz (7 de junho), esta quinta-feira é a vez de subir ao palco Agir (8 de junho), seguindo-se os D.A.M.A (9 de junho), a Festa M80 (10 de junho), Pedro Dyonysyo (11 junho), Toy (12 de junho) e Calema (13 de junho). A programação é muito diversificada e pode ser consultada AQUI.
A chuva obrigou a alterações da programação na manhã desta quinta-feira. A Câmara Municipal deu conta que foi cancelado o espetáculo infantil “Hakuna Matata” agendado para esta quinta-feira, às 11h00, na Praça Raimundo Soares, devido às condições meteorológicas. A nova data de realização será divulgada oportunamente.
As festa arrancaram na quarta-feira, com a inauguração oficial, e estendem-se pelas várias praças do centro histórico até ao próximo dia 14 de junho, Dia da Cidade e feriado municipal em Abrantes.

O Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, irá receber o concerto de encerramento das Festas de Abrantes, no dia 13 de junho, com Calema, seguindo-se o espetáculo de fogo de artifício a anteceder o espetáculo de Zanova.
Abrantes assinala este ano o 107º aniversário da elevação da “Notável Vila de Abrantes” à condição de cidade, que se consumou a 14 de junho de 1916.

E será precisamente na quarta-feira, dia 14 de junho, que as Medalhas de Mérito Municipal vão ser entregues durante as Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade, e que irão decorrer no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.
O dia começará pelas 10h30 com hastear das bandeiras ao som do Hino nacional, pelo Orfeão de Abrantes, seguindo-se a homenagem aos trabalhadores do Município que assinalam 25 anos de serviço e aos que se aposentaram.
A manhã finda com o momento de condecoração com atribuição de Medalhas de Mérito Municipal quer aos Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Abrantes, quer à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

Durante a tarde, as cerimónias oficiais vão até ao centro da cidade, pelas 16h00, com a receção do prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia ao MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Museu do Ano 2023.
Pelas 17h00 terá lugar a inauguração da Exposição ESSA’arte, na QuARTel – Galeria de Arte de Abrantes, onde serão expostas obras produzidas pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu.
