Concerto de Marisa Liz deu o mote para uma cidade em festa. Foto: Facebook/Marisa Liz

Costuma dizer-se que “boda molhada, boda abençoada”, e se assim é, as Festas de Abrantes de 2023 não poderiam arrancar de melhor maneira. São Pedro lá segurou a chuva para a inauguração e arruada tradicional pelo centro histórico da cidade, e, já à noite, o concerto de Marisa Liz contou com a presença de milhares de pessoas. As festas de Abrantes decorrem até dia 14 de junho, feriado municipal.

Depois de Marisa Liz (7 de junho), esta quinta-feira é a vez de subir ao palco Agir (8 de junho), seguindo-se os D.A.M.A (9 de junho), a Festa M80 (10 de junho), Pedro Dyonysyo (11 junho), Toy (12 de junho) e Calema (13 de junho). A programação é muito diversificada e pode ser consultada AQUI.

A chuva obrigou a alterações da programação na manhã desta quinta-feira. A Câmara Municipal deu conta que foi cancelado o espetáculo infantil “Hakuna Matata” agendado para esta quinta-feira, às 11h00, na Praça Raimundo Soares, devido às condições meteorológicas. A nova data de realização será divulgada oportunamente.

As festa arrancaram na quarta-feira, com a inauguração oficial, e estendem-se pelas várias praças do centro histórico até ao próximo dia 14 de junho, Dia da Cidade e feriado municipal em Abrantes.

Concerto de Marisa Liz deu o mote para uma cidade em festa. Foto: Facebook/Marisa Liz

O Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, irá receber o concerto de encerramento das Festas de Abrantes, no dia 13 de junho, com Calema, seguindo-se o espetáculo de fogo de artifício a anteceder o espetáculo de Zanova.

Abrantes assinala este ano o 107º aniversário da elevação da “Notável Vila de Abrantes” à condição de cidade, que se consumou a 14 de junho de 1916.

Foto: mediotejo.net

E será precisamente na quarta-feira, dia 14 de junho, que as Medalhas de Mérito Municipal vão ser entregues durante as Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade, e que irão decorrer no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

O dia começará pelas 10h30 com hastear das bandeiras ao som do Hino nacional, pelo Orfeão de Abrantes, seguindo-se a homenagem aos trabalhadores do Município que assinalam 25 anos de serviço e aos que se aposentaram.

A manhã finda com o momento de condecoração com atribuição de Medalhas de Mérito Municipal quer aos Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Abrantes, quer à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

Foto: mediotejo.net

Durante a tarde, as cerimónias oficiais vão até ao centro da cidade, pelas 16h00, com a receção do prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia ao MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Museu do Ano 2023.

Pelas 17h00 terá lugar a inauguração da Exposição ESSA’arte, na QuARTel – Galeria de Arte de Abrantes, onde serão expostas obras produzidas pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu.

Fogo de artifício decorre no Aquapolis Sul, na noite de 13 de junho. Foto arquivo: Flávio Catarino

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *