A transformação urbanística do Vale da Fontinha, no centro da cidade, a construção do centro de saúde do Rossio ao Sul do Tejo, e a criação da praia fluvial das Fontes são alguns dos projetos a concretizar nos próximos anos no concelho de Abrantes mas que contam com as sugestões e críticas dos cidadãos.
As iniciativas a concretizar no âmbito dos quatro planos estratégicos que a Câmara Municipal de Abrantes desenvolveu e já aprovou em reunião de Câmara estão apresentadas numa exposição que até ao final do mês de setembro vai estar na Praça Barão da Batalha, seguindo depois por todas as freguesias.
O objetivo é dar a conhecer aos cidadãos os projetos que estão previstos desenvolver no concelho e apelar à sua participação cívica, dando sugestões ou fazendo críticas. Os documentos estão disponíveis na íntegra no site da autarquia, em www.cm-abrantes.pt , e também nas sedes das juntas de freguesia, bem como na Biblioteca Municipal António Botto e na biblioteca itinerante.
«É importante dar a conhecer à comunidade estes planos estratégicos», referiu Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, durante a inauguração da exposição no centro histórico da cidade, acrescentando que «estes são instrumentos que foram construídos com base no contributo dos cidadãos e das empresas e não são documentos fechados, evoluirão em função das realidades e oportunidades que viermos a ter».
Para que a informação chegue a todos, a autarquia está em fase final de desenvolvimento de uma plataforma informática «de relacionamento com os cidadãos que estão fora de Abrantes, seja em outro ponto do país ou do mundo» para que, desta forma, através da internet, todos possam participar num fórum de discussão, com acesso autorizado.
Com a execução no terreno destes planos estratégicos (Revisão do Plano de Urbanização de Abrantes, Plano Estratégico Abrantes @2020, Projeto Educativo Municipal e Plano Municipal para a Cidadania, Igualdade de Género e Não-Discriminação), é ambição da autarquia daqui a 10 anos ter um concelho mais competitivo e com melhor qualidade de vida.