Rebanhos, azinheiras e sobreiros, muros de pedra calcária a definir as encostas, ermidas escondidas a prometer aparições. A espiritualidade de Fátima está normalmente associada à religião, mas oferece cenários românticos aos que saírem das rotas turísticas e procurarem pela essência da Cova da Iria, as suas paisagens verdes exuberantes entre calhaus e carrasqueiras e a tranquilidade rústica característica da Serra de Aire. Na cidade Altar do Mundo propomos uma noite romântica na Luz Charming Houses e um passeio de mão dada pelos Valinhos, seguindo o trajeto de pastoreio dos três pastorinhos.
A Luz Charming Houses fica no Moimento, um lugar junto à Cova da Iria, não muito distante do Santuário de Fátima, mas longe o suficiente para sair do reboliço urbano e reencontrar o caráter rústico de Fátima. A abrir o fim de semana, deixamos a sugestão de uma noite romântica, de descoberta espiritual e comunhão a dois, a sentir os cheiros e as cores da serra.
O portão, de um azul turquesa, anuncia em coração a mensagem “Luz”. Lá dentro, um variado conjunto de pequenas casas rurais pintadas de vermelho tijolo formam um estabelecimento hoteleiro pitoresco e bastante bem integrado no seu ambiente. Como que numa viagem no tempo, sentimos-nos regressados à serra de 1917, sem confusão de trânsito, sem grandes peregrinações, ouvindo o berrar das ovelhas e o chilrear dos pássaros, perdendo-nos entre as cores do Portugal profundo.

O espaço tem acumulado prémios internacionais devido ao seu design bem conseguido e o espírito de glamour que conseguiu conferir à propriedade. Quem leu as Memórias da Irmã Lúcia terá passado por vários trechos onde esta mencionava um terreno chamado “Estrumeira da Conceição”, onde existia uma cisterna, a “Cisterna do Abóbora” (alcunha do pai de Lúcia), e onde, conta a tradição, os rebanhos viriam beber água a caminho da Cova da Iria.

É aqui que se situa exatamente o Luz Houses, terreno que pertencia ao padrinho da Irmã Lúcia, casado com a madrinha Teresa, descrita pela pastorinha nas suas memórias. Esse senhor, que mais tarde enviuvou, é o bisavô do atual proprietário, Pedro Silva.

Concebido como uma reinterpretação da cultura e arquitetura da região da Serra D’aire, sem esquecer o fator ecológico, o Luz Houses procurou manter os traços característicos da aldeia de Aljustrel (terra dos três pastorinhos, ao lado). As casas foram construídas todas de raiz, com características atuais e maior entrada de luz. A ligação a Fátima tornou o nome “Luz” mais simbólico. A “Estrumeira da Conceição” deu assim origem a “Luz Houses”. Hotel boutique, composto por diversas casas de alojamento.

“É um destino bastante procurado por casais portugueses”, adianta ao mediotejo.net a assistente de direção, Ana Isabel. Um dos pontos fortes é a localização geográfica do lugar, no centro de país e com bons acessos. Outro factor de apelo é a “autenticidade” que conseguiu preservar, admite.
Existindo na propriedade uma ermida, há inclusive casais que aqui realizaram o casamento civil, adianta. Este espaço em específico é ainda usado para meditação, yoga, num espírito de espiritualidade que é apanágio da unidade hoteleira.
Por altura do Dia de São Valentim, Fátima tem a vantagem de estar em época baixa, tornando os preços mais em conta. A Luz Charming Houses tem um pacote romântico específico, o “Pacote Alma Gémea”, que pode ser aproveitado. Inclui duas noites, jantar e massagem a dois. Há ainda a possibilidade de passeios a cavalo e, se o tempo ajudar, observar as estrelas junto à lareira na esplanada.

O hotel fica ainda perto dos Valinhos, a zona onde se situa a Via Sacra, a Loca do Cabeço e o Calvário Húngaro, ou seja, toda a área onde os três pastorinhos de Fátima costumavam andar com os rebanhos. Percorrendo os terrenos de mato, sobreiros e azinheiras, facilmente se faz uma caminhada de poucos quilómetros, tranquila e esteticamente apelativa, até Aljustrel.
A abrir o fim de semana, deixamos a sugestão de uma noite romântica, de descoberta espiritual e comunhão a dois, a sentir os cheiros e as cores da serra.