XX Feira Nacional de Doçaria, em Abrantes Foto: mediotejo.net

Doceiros e suas receitas, de norte a sul do país e das ilhas, marcam presença na 21ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional de 20 a 22 de outubro, na Esplanada 1º de Maio, numa iniciativa de entrada livre com programação diversa, que inclui exposições, atividades desportivas/lazer e animação musical.

Numa organização Município de Abrantes e da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, o certame conterá uma mostra de produtos de doçaria nacional e local, sendo que a Palha de Abrantes volta a ser “a estrela da companhia” a par das tigeladas, das limas, dos Folares de Tramagal, e muitos outros produtos típicos do concelho de Abrantes e da região.

Este ano a feira contará com maior número de expositores, contando com 7 doceiros que ali marcarão presença pela primeira vez, juntando-se a 11 expositores do concelho de Abrantes e 24 expositores de âmbito nacional. Estarão representadas seis regiões, Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira.

Foto: mediotejo.net

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, falava na conferência de apresentação da 21ª edição da Feira de Doçaria Tradicional, na manhã de segunda-feira, 2 de outubro, junto ao Posto de Turismo, referindo-se a um evento de cariz nacional, englobando a promoção do território e património local, dando conta do “sonho” de transpor a iniciativa futuramente para o novo multiusos de Abrantes, que está projetado para o antigo mercado municipal, “mantendo a linguagem e a traça atual” mas gerando uma “nova dinâmica”.

O autarca referiu que o projeto está finalizado, mas que se aguarda janela de oportunidade para financiamento comunitário para uma empreitada orçada em 5 milhões de euros, estando incluído este “espaço indoor multiusos” para permitir albergar eventos como a Feira de Doçaria, num pacote de projetos sinalizados como o projeto que inclui a construção de uma rotunda junto ao Hospital.

Até lá, a Feira de Doçaria Tradicional continuará a manter a atual localização e a decorrer na tenda amovível instalada no Largo 1º de Maio, junto ao Tribunal, para o efeito. O evento conta com um investimento global de cerca de 70 mil euros, “mantendo os mesmos valores dos últimos anos” segundo o autarca, sendo que este ano não haverá transmissão de programa televisivo, mas com a autarquia a planear promoção extra do evento noutros formatos.

Do programa diverso, além da mostra de doçaria, o autarca destacou ainda iniciativas que envolvem a comunidade e os mais novos, caso da exposição a partir de materiais reciclados que envolve este ano 17 escolas, com 1650 alunos do pré-escolar e 1º ciclo, a recriarem o Palhinhas – uma história da Palha de Abrantes. E, claro, a mascote Palhinhas é presença confirmada durante a iniciativa, prometendo muitas interações e boa disposição.

“Só faz sentido fazer feiras se tivermos a nossa comunidade envolvida, mas se tivermos também a nossa comunidade a crescer”, frisou Manuel Jorge Valamatos, aludindo ao facto de este ano letivo o número de crianças no pré-escolar e primeiro ciclo ter aumentado nas escolas do concelho.

Também haverá exposição pelas montras dos estabelecimentos comerciais no centro histórico dos 78 trabalhos realizados pelos utentes de 13 IPSS do concelho de Abrantes.

Este ano a grande novidade passa pela apresentação do jogo digital interativo O Palhinhas, em duas versões para as crianças poderem aprender na escola e acompanhadas pelos seus pais sobre a história, cultura e património do concelho de Abrantes. O jogo resulta de parceria entre o Município de Abrantes, a TAGUS e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).

O lançamento do jogo infantil incluirá uma versão kids para crianças dos 3 aos 6 anos, com a atividade a poder ser explorada nas escolas. Já a versão júnior dirige-se às crianças dos 6 aos 10 anos e permite explorar diversos locais na cidade.

Foto: mediotejo.net

Segundo Conceição Pereira, coordenadora da TAGUS, o primeiro jogo assenta em vinhetas do livro sobre a história da Palha de Abrantes, sendo apto a ser dinamizado nas escolas, permitindo o envolvimento de meios digitais para dar a conhecer a história da cidade e da sua cultura aos mais novos. As personagens do livro vão, assim, ganhar vida, desde o Palhinhas ao Frade.

Quanto ao jogo para os juniores, o desafio é lançado para que individualmente ou em família partam à descoberta de locais da cidade, que através da câmara do telemóvel ou tablet permitirá a saída de questões, sendo que no total perfazem mais de 100 questões. “Vão passar a conhecer muito bem a História através de uma grande diversidade de questões. É uma oportunidade para conhecer a cidade, a História e a sua cultura”, sublinhou.

Haverá ainda um espaço Doces Tradições com comercialização, recuperação e promoção de receitas da doçaria tradicional pelas coletividades de Abrantes, onde não ficam de fora as passas fritas de Mouriscas, as ferraduras e os coscorões.

No espaço Doces Literaturas serão comercializados livros temáticos e promobooks sobre a doçaria tradicional, mas também a BIA – Biblioteca Itinerante ‘José Diniz’ estará na iniciativa contando histórias doces a miúdos e graúdos.

“Que nos visitem, que nos comprem e que dinamizem a nossa economia”, disse, por fim, Conceição Pereira, deixando o apelo em jeito de convite para participar neste certame que é já imagem de marca da cidade.

O evento mais doce do ano volta a Abrantes, tornando-a a capital da doçaria conventual e tradicional portuguesa durante três dias, em que o intuito passa por promover e valorizar a Palha de Abrantes e a Tigelada, entre outros doces pecados artesanais do concelho, cujos segredos e receitas vão passando de geração em geração.

Voltarão a estar presentes alguns bolos e doces que são presença confirmada a cada ano, caso do pão-de-ló e as cavacas de Margaride, as queijadas de S. Gonçalo, as lérias, os foguetes e as brisas do Tâmega de Amarante, o pão-de-ló de Ovar, o pastel de Tentúgal, as barrigas de freiras, os pastéis meia-lua, as cornucópias de Alcobaça, o bolo fidalgo, o pão de rala, o bolo rançoso e a sericaia do Alentejo.

Mas este ano, a juntar-se à palha de Abrantes, às tigeladas, às broas fervidas e ao folar de Tramagal, entre muitas outras iguarias e receitas inovadoras do concelho, virão doceiros dos Açores, Alcobaça, Amarante, Aveiro, Arouca, Caldas da Rainha, Constância, Évora, Felgueiras, Lamego, Madeira, Nisa, Ovar, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Sardoal, Sintra, Tentúgal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Viseu.

O ponto de encontro que promete fazer crescer água na boca será no centro histórico, na Esplanada 1º de Maio, com um convite para que se deixe adoçar nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

PROGRAMA

20 de outubro de 2023 (6ª – feira)

17h00. Abertura da Feira

17h00 »19h00. Animação – Palhinhas na feira

17h00 »19h00. “BIA na Doçaria” [histórias doces para pequenos e graúdos]

17h00 » 21h00. Doces Tradições – stand de doçaria tradicional dos lugares de Abrantes

18h00. Inauguração oficial da 21ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

Apresentação de “Palhinhas – o jogo – kids e juniores”

Inauguração da exposição “Palhinhas – uma história da palha de Abrantes”

Doçaria ao Vivo: confeção de Palha de Abrantes – Pastelaria Tágide Gourmet

21h00»23h00. Atuação musical Banda de Música da Força Aérea Portuguesa – inserido na comemoração dos 100 anos da Liga dos Combatentes e do Núcleo de Abrantes

23h00. Encerramento

21 de outubro de 2023 (sábado)

10h00. Abertura da feira

10h00. Outubro Rosa: Caminhada Solidária – Liga Portuguesa contra o Cancro (inscrição obrigatória através do Grupo de Apoio de Abrantes, na Rua Luís de Camões, nº44 A // tlm.: 915 078 953)

Donativo mínimo “5 laços” (t-shirt, limitadas ao stock existente , água, e seguro)

Percurso: Esplanada 1º de Maio > Jardim da República > Outeiro de S. Pedro>  Castelo de Abrantes >  Praça Raimundo Soares > Rua Infante D. Henrique > Esplanada 1º de Maio

11h00. Espetáculo infantil “Até Cantar Dá Trabalho”, com criação e interpretação de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira e produção de Taleguinho

14h30. Oficina de doçaria – Abóbora em mousse de queijo fresco com citrinos – EPDRA

>Inscrições. Número de participantes: 10 a 15 pessoas. Haverá queijinhos da EPDRA para degustação.

15h00»18h00. “BIA na Doçaria” [histórias doces para pequenos e graúdos]

15h00»19h00. Doces Tradições- stand de doçaria tradicional dos lugares de Abrantes

15h00»18h00. Animação – Palhinhas na feira

16h00. Vamos jogar? Palhinhas – o jogo (animação pela cidade jogo juniores)

17h00. Doçaria ao Vivo: confeção de Queque de tâmaras sem açúcar – Pastelaria Sonhos Doces

19h00. Caminhada Night Urban “Os Palhinhas” [COA – Clube de Orientação e Aventura]

Concentração: Esplanada 1º de Maio. 5km de caminhada turística. Inscrições gratuitas para o email actividadescoa@gmail.com

21h30. Espetáculo musical Cantigas Da Rua com Rita Ribeiro

23h00. Encerramento

22 de outubro de 2023 (domingo)

09h00 »13h00. Passeio de cicloturismo “A Volta +Doce de Abrantes” [Branquinhos do Pedal]

Concentração: Esplanada 1º de Maio. Inscrições gratuitas até 17 de outubro através do email inscricoes.provas.branquinhos@gmail.com (come completo, data de nascimento e nº Cartão de Cidadão). Mais informações: 964 406 012

10h00. Abertura da feira

10h30»12h30. “BIA na Doçaria” [histórias doces para pequenos e graúdos]

11h30. Oficina de Doçaria tradicional – Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação. Bolo de medronho e licor de medronho; Azevias de Chave Dourada com doce de ovo, presunto e castanha; opção saudável: Arroz-doce c/ mel e bebida de arroz >Inscrições. Número máximo de participantes: 15 pessoas

14h30. Doçaria ao Vivo: confeção de Tigelada de Abóbora – Pastelaria 2000

15h00»18h00. Animação – Palhinhas na feira

15h00»18h00. “BIA na Doçaria” [histórias doces para pequenos e graúdos]

15h00»19h00. Doces Tradições – stand de doçaria tradicional dos lugares de Abrantes

16h30. Espetáculo musical JOST – Jovem Orquestra Sinfónica do Tejo

19h00. Encerramento

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

Leave a Reply