Tenho a felicidade de ser presidente da Câmara de um concelho que tem sede numa das mais lindas vilas de Portugal: Constância, Vila Poema.
Erguida em anfiteatro na colina junto à confluência do Zêzere com o Tejo, Constância orgulha-se de uma longa e rica história de ligação aos rios, como importante porto fluvial do Médio Tejo que foi durante muitos séculos, e às atividades económicas a ele ligadas: o transporte de mercadorias, a construção e a reparação navais e a pesca. Desse lastro antigo ficou-nos a encantadora Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem que todos os anos se continua a celebrar no encontro dos rios, reunindo aqui as comunidades ribeirinhas desde Abrantes até Lisboa numa das mais significativas e coloridas festas do Tejo.
Terra de poetas – a começar por Camões que aqui tem a sua Casa-Memória, o monumento que evoca a sua passagem pela vila e o Jardim-Horto Camoniano –, Constância inspirou e continua a inspirar poetas que nela procuram inspiração, como Vasco de Lima Couto, Alexandre O’Neill e tantos outros.
As Pomonas Camonianas, todos os anos pelo 10 de Junho, Dia de Camões, são o ponto alto da celebração da ligação de Constância à memória de Camões.
Com especiais potencialidades turísticas, o concelho oferece uma diversidade de motivos de interesse nas áreas ambiental (Parque Ambiental de Santa Margarida) e científica (Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia) e um interessante património construído, cultural e gastronómico.
Considerado, em diversos estudos, um dos melhores concelhos do país para se viver, proporciona aos seus residentes infraestruturas de qualidade e a quem nele pretende investir boas oportunidades, designadamente na Zona Industrial de Montalvo e no setor do turismo.
A candidatura a apresentar em breve no âmbito da revitalização do centro histórico da vila, com apoio aos privados para a reabilitação urbana e para a criação de novos espaços comerciais, vem tornar Constância ainda mais atrativa.
Seja para viver, para trabalhar, para investir ou simplesmente para a visitar e apreciar os seus encantos, Constância espera sempre por si!