Constância… Mais perto dos munícipes

Os autarcas, por estarem mais perto dos seus concidadãos, são, por excelência, quem melhor conhece os problemas das suas gentes, sendo os seus interlocutores legítimos na implementação das suas aspirações e na resolução dos seus problemas.

Hoje, terminei o dia feliz e vou mais uma vez adormecer com a consciência do dever cumprido.

Vem isto a propósito das reuniões promovidas pela câmara municipal em todas as freguesias do concelho subordinadas ao tema: “Prestar Contas… Ouvir os munícipes!”.

Se é bom ouvir os munícipes que se cruzam connosco na rua ou que nos contactam no gabinete ou através de mail ou telefone para apresentarem sugestões e sinalizarem problemas, mais relevante e significativo é uma reunião com a presença de munícipes, eleitos e técnicos da autarquia, e em conjunto, analisarem soluções para a resolução de problemas existentes na sua comunidade local.

Perguntar-me-ão se o número de participantes foi relevante. Dir-vos-ei 1% da população. Perguntar-me-ão: 1%?!  Porquê  a satisfação? Porque este ano estiveram mais que no ano anterior e ainda porque estes desmultiplicarão a informação que obtiveram.

Termino relembrando que este ano se assinalam os 40 anos das primeiras eleições autárquicas, sendo consensual reconhecer que o Poder Local Democrático, conquistado com a Revolução de Abril, transformou para melhor cada concelho e freguesia de Portugal.

No entanto, reconheço que existe um longo caminho a percorrer com vista à realização de uma Gestão Autárquica Participada. Um caminho de aprendizagem e de mudança de mentalidades com vista ao exercício da cidadania activa, que não se esgota no acto de votar de quatro em quatro anos.

Mas, para que isso aconteça, é inegável que o autarca terá de a promover e o munícipe terá de participar.

Acredito que juntos conseguiremos.

Participe no Local Próprio – Nada se resolve com desabafos de café!

Júlia Amorim

Presidente da Câmara Municipal de Constância

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *