VOLver regressa em agosto com videomapping e cinema ao ar livre em Barquinha e Torres Novas

A programação cultural em rede VOLver prossegue em agosto com duas propostas ao ar livre em Vila Nova da Barquinha, começando na sexta-feira, 7 de agosto, às 22h30, com o espetáculo de videomapping “VOLver à Matriz”, na Igreja Matriz.

Criado por Jéssica Costa, Constança Freitas, Lara Ramos e Helena Mendes, o espetáculo propõe uma viagem visual pelos quatro anos do projeto cultural, cruzando imagens, luz e narrativa numa retrospetiva dedicada à memória, à identidade e ao percurso do VOLver.

No dia seguinte, sábado, 8 de agosto, o espetáculo será apresentado em Lapas, no concelho de Torres Novas, às 22h30, no Largo da Igreja de Nossa Senhora da Graça.

A programação de agosto continua a 22 de agosto, às 21h30, com uma sessão de cinema ao ar livre no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, onde será exibido o filme de animação “O Fantasma de Canterville”, destinado a maiores de seis anos.

A sessão repete-se a 29 de agosto, também às 21h30, na Sociedade Filarmónica Recreativa de Vila do Paço, em Torres Novas.

Entre junho e novembro, o cartaz reúne espetáculos para públicos de várias idades, incluindo o novo circo “Monotrux”, que abriu o evento desta ano, concertos, teatro, encontros de ranchos folclóricos e de bandas filarmónicas, bem como propostas de magia contemporânea.

VOLver decorre até novembro com programação cultural em rede entre Barquinha e Torres Novas. Foto: Monotrux

A música assume particular destaque na programação, com atuações do AL Guitar Duo, da cantora e acordeonista brasileira Vitória Faria com Ed Woiski, da Banda da Armada e de diversos agrupamentos filarmónicos e folclóricos do concelho de Torres Novas.

No teatro, o público poderá assistir à comédia “A Mulher do Meu Marido” e ao espetáculo “Ninguém pediu, mas eu conto!”, enquanto a magia contemporânea chega aos dois concelhos através do espetáculo “Ensemble Magia Contemporânea”.

O encerramento da programação está marcado para 15 de novembro, em Vila Nova da Barquinha, com um Encontro de Bandas que reunirá a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha e outros agrupamentos convidados.

Promovido pelos municípios de Torres Novas e de Vila Nova da Barquinha, o VOLver apresenta-se como um projeto de programação cultural em rede que procura aproximar comunidades através da arte e da circulação de espetáculos pelos dois territórios.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha ou no Teatro Virgínia, em Torres Novas, consoante o local de realização, podendo também ser levantados no próprio dia, duas horas antes do início de cada evento.

A programação completa pode ser consultada em www.vol-ver.pt.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply