O ciclista português Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu hoje o prólogo da 84.ª Volta a Portugal, vestindo em Viseu a primeira camisola amarela, após ser o mais rápido no exercício individual de 3,6 quilómetros. Na quinta-feira, a primeira etapa em linha da 84.ª edição liga Anadia a Ourém.
Reis somou a oitava etapa na Volta e o quinto prólogo, o terceiro seguido, ao concluir os 3.600 metros em 3.58 minutos, menos dois segundos do que o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi), segundo, e três do que o companheiro de equipa uruguaio Mauricio Moreira, vencedor da prova em 2022, hoje terceiro.
Na quinta-feira, a primeira etapa em linha da 84.ª edição liga Anadia a Ourém em 188,5 quilómetros, contando com três contagens de montanha categorizadas, no Buçaco (terceira categoria), Alburitel (quarta) e Fátima (quarta).
A Volta a Portugal em Bicicleta, na sua 84ª edição, arrancou com o prólogo esta quarta-feira, 9 de agosto, em Viseu, e tem este ano um percurso que vai levar os 125 ciclistas inscritos a pedalar pelos 13 municípios do Médio Tejo, entre os dias 10 e 14 de agosto.
Ourém recebe o final da 1ª etapa, na quinta-feira, dia 10 de agosto, com passagem em Ferreira do Zêzere e Tomar.

Bicicletas invadem Médio Tejo na primeira Etapa em linha
Depois do Prólogo e de encontrada a primeira liderança com diferenças muito escassas entre os principais candidatos à vitória nesta Volta aguarda-se com expectativa a etapa em linha desta quinta-feira. Vão começar outras animações na estrada.
A primeira etapa da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta Continente corre-se entre Anadia e Ourém. A partida simbólica será dada às 12h30 junto ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, concelho de Anadia em plena região da Bairrada. Os 188,5 quilómetros da tirada vão servir essencialmente para o pelotão desanuviar o stress e a ansiedade que habitualmente tomam conta dos corredores no primeiro dia de corrida e esta etapa representa verdadeiramente o início da competição, uma vez que o contrarrelógio de abertura foi curto para aliviar toda a pressão acumulada.
O perfil e características desta primeira etapa em linha e sem convocar demasiado a futurologia para esta nota de imprensa deixa adivinhar uma provável chegada discutida ao sprint já na região do Médio Tejo.
Pontos quentes para acompanhar ao longo do dia serão as Metas Volantes de Vila Nova de Poiares (49,1 Km), Ferreira do Zêzere (124,5 Km) e Tomar (147,5 Km). As maiores dificuldades no terreno estão assinaladas com Prémio de Montanha na Serra do Buçaco (3ª cat.) ao quilómetro 23,6 e em Alburiel (4ª cat.) quando já estiverem completados quase 160 quilómetros e faltarem apenas 29 para a meta final de Ourém (Praça D. Maria I) onde o vencedor deverá ser conhecido cerca das 17h30.
Por sua vez, Abrantes será palco da partida da 2ª etapa, a 11 de agosto, com passagem em Constância, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Torres Novas e Alcanena. Por último, Mação recebe a partida da 5ª etapa, em direção à Torre, com passagem por Sardoal, Vila de Rei e Sertã, a 14 de agosto.
A prova termina dia 20 de agosto, em Viana do Castelo.
c/LUSA