Volt candidata designer Tiago Serrano à Câmara de Tomar Foto: Volt

O Volt Portugal anunciou hoje que vai concorrer às autárquicas em Tomar com o designer Tiago Serrano, de 31 anos, com o objetivo de ser uma alternativa “europeísta e progressista” com foco nas áreas habitacional, ambiental e económica.

Numa nota, o partido considerou que as listas entregues na segunda-feira no Tribunal de Tomar, representam uma “candidatura surpresa” às eleições autárquicas e que a mesma “traz novas propostas políticas com provas dadas, independentes e uma nova geração de pessoas à vida política” local.

 Com o mote “Tomar… a Nossa Casa na Europa!”, o partido, que se afirma “centrista, progressista e europeísta”, diz “inspirar-se em Viena, Nantes e Amsterdão”, cidades que “apresentam soluções europeias às prioridades municipais do Volt Portugal para Tomar”, nomeadamente nas áreas habitacional, ambiental e económica.

Na área habitacional, o Volt Portugal defende a necessidade de Tomar “atingir 20% de habitação de arrendamento acessível para travar a especulação imobiliária”, a par de outras propostas como “adquirir o BUPi presencial, auxiliar na criação de comunidades energéticas auto-suficientes”, e “revitalizar património fabril histórico”, entre outras.

Na área ambiental, o candidato do Volt entende ser “vital salvar o Rio Nabão” com “soluções a montante”, tendo defendido a ideia de “projectar um corredor verde no centro urbano até ao açude”, implementar uma “bolsa de criadores de gado”, para limpeza de terrenos rústicos e prevenir incêndios florestais, e “repensar o atual molde de gestão da Tejo Ambiente”, incluindo, “se necessário, equacionar um referendo local” sobre a mesma.

Já a nível empresarial, é “prioridade” do Volt “diminuir os impostos municipais sobre quem vive, trabalha e investe em Tomar, e transferir parte do encargo a quem visita” o concelho, “através de um imposto turístico progressivo”, com o valor “a reverter para a protecção animal e do património verde”, tendo dado como exemplo a Real Mata dos Sete Montes.

O Volt, ainda ao nível empresarial, pretende “criar centros tecnológicos e criativos em estreita colaboração com o IPT (Politécnico de Tomar), tendo defendido como “justo” que, “a cada dia de atraso na resposta a licenciamentos”, o valor a cobrar pela autarquia aos requerentes “deva diminuir progressivamente.

Na nota informativa, o cabeça de lista à Câmara de Tomar, Tiago José Serrano, defende ainda “uma gestão autárquica transparente, eficiente e que promova as melhores condições a quem decide viver, trabalhar e investir” no concelho.

“Desta forma, em prol de boas práticas de governança e gestão autárquica, defendemos auditorias externas e independentes, a cada dois anos, aos órgãos autárquicos, apresentando sempre os devidos resultados aos tomarenses”, declarou o candidato do Volt.

Volt candidata designer Tiago Serrano à Câmara de Tomar. Foto: Volt

O Volt Portugal apresenta candidaturas à Câmara Municipal de Tomar, sendo Tiago José Serrano o cabeça de lista, à Assembleia Municipal, com Ricardo Martins Antunes, e Assembleia de Freguesia da União de Freguesias (UF) de Tomar (São João Baptista e Santa Maria dos Olivais), onde concorre também Tiago Serrano como cabeça de lista.

Além de Tiago Serrano, pelo Volt, apresentaram candidatura à Câmara de Tomar Bruno Graça, pela CDU (coligação PCP/PEV), Tiago Carrão, pelo PSD, Hugo Cristóvão, pelo PS, Samuel Pontes, pelo Chega, e Natércia Rodrigues Lopes, pelo Livre.

O atual presidente da Câmara de Tomar é o socialista Hugo Cristóvão, partido que em 2021 obteve 39,7% dos votos, elegendo quatro dos sete elementos do executivo municipal. O PSD, que obteve 34,6% dos votos, elegeu três vereadores.

Em 2021, estavam inscritos 33.892 eleitores no concelho de Tomar.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

c/Lusa

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *