A equipa no momento em que recebeu o prémio. Foto: mediotejo.net

O executivo municipal decidiu atribuir um voto público de louvor à equipa da Escola D. Maria II que venceu o Concurso Nacional “Mentes Brilhantes” para o Turismo Militar. A proposta foi apresentada pelo presidente da autarquia, Fernando Freire, na reunião camarária desta quarta-feira, dia 14, data em as famílias e o público em geral ficaram a conhecer o projeto no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A equipa Bteam, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, destacou-se entre cerca de 100 estabelecimentos de ensino a nível nacional no passado mês de maio com a conquista do primeiro prémio e foi agora reconhecido pelo “serviço prestado” ao concelho com a proposta que envolve as unidades militares ali localizadas (Brigada Reação Rápida, Engenharia e Tropas Paraquedistas) e a cultura templária.

O projeto envolve, entre outros, a criação de um centro interpretativo, desportos radicais e o Genica Cake, bolo feito à base de coco e café com um invólucro inspirado no camuflado das Forças Armadas. Novidades que brevemente sairão do papel uma vez que Fernando Freire referiu ao mediotejo.net no final da reunião do executivo que está prevista uma reunião elementos do governo e das forças militares para tornar realidade a proposta vencedora.

Na altura em que o prémio no valor de 2.500€ foi anunciado durante o Congresso Internacional de Turismo Militar na Universidade de Aveiro, Ana Santos, coordenadora da equipa, destacou a “dedicação e empenho de todos” no desenvolvimento do projeto resumido no vídeo apresentado na noite desta quarta-feira às famílias e ao público em geral.

Uma aposta ganha que Fernando Freire destacou pouco depois do voto público de louvor ser aprovado por unanimidade. Segundo o presidente, a “qualidade e maturidade” do projeto justifica que tenha reunido o consenso do júri e a faz “todo o sentido” que a autarquia, enquanto “parceiro na área da educação”, reconheça o mérito do mesmo e o esforço envolvido.

Para Fernando Freire, não se trata apenas “de uma vitória deles, mas também uma vitória das nossas gentes” na medida em que integra os recursos endógenos do concelho.

Fique a conhecer o projeto no vídeo criado pela equipa BTeam:

YouTube video

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *