Os The Gift atuam este domingo, 12 de junho, na Feira do Tejo em Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

Os portugueses The Gift são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira do Tejo, com a banda da vocalista Sónia Tavares a atuar no palco principal este domingo. As festas de Vila Nova da Barquinha decorrem até segunda-feira, feriado municipal, após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19, com um programa que visa celebrar a cultura e tradição.

Com uma programação musical, cultural, gastronómica e desportiva muito diversificada e que está a decorrer desde o dia 9 de junho no parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, um dos pontos altos vai acontecer no último dia da XXIV Feira do Tejo, na segunda-feira (feriado municipal), com uma homenagem a entidades e personalidades naturais do concelho e que se distinguiram em áreas como a saúde, economia, música, fotografia ou desporto, numa cerimónia que irá decorrer no auditório do Centro Cultural.

Entre os homenageados pelo município encontram-se os nomes de Carlos Matos Gomes, Jorge Tormenta, Joaquim Branco, Vitória Patinha, Arlindo Homem, Rui Almeida, Francisco Fanhais, Joaquim Matos Vieira (a título póstumo), além de entidades como a Unidade de Saúde Familiar USF – Vila Nova da Barquinha, Regimento de Engenharia n.º 1, Agrupamento Escuteiros da Barquinha 583 e algumas empresas instaladas no concelho.

Na cerimónia em que o município vai distinguir com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro (Serviço à Comunidade) os profissionais de saúde Joaquim Branco e Vitória Patinha, o momento será também de reconhecimento aos trabalhadores que atingiram 30 anos de serviço e a quem será atribuída a Medalha Municipal de Bons Serviços.

A rapper portuguesa Nenny atuou na sexta-feira em Vila Nova da Barquinha. Foto: CMVNB

Depois da atuação do DJ Addline, Fun2Rock, Arregaita, da rapper portuguesa Nenny, da banda Scorpius – Tributo aos Scorpions, os The Gift atuam este domingo, antecipando o concerto de encerramento da noite de segunda-feira com a Orquestra Ligeira do Exército (OLE).

Como é tradição, a XXXIV da Feira do Tejo conta com dezenas de expositores, artesanato, tasquinhas, desporto, música, folclore, animação de rua, teatro, dança, marchas populares, exposições, entre muitas

A banda “The Gift”, que atua na noite de 12 de junho (domingo), é a grande atração musical da Feira do Tejo 2022. Foto: DR

12 DE JUNHO – DOMINGO

  • 9h – Trail de Santo António – Grupo Cicloturismo Barquinhense (Concentração Praça de Toiros)                                  
  • 9h – 18.ª Concentração Vespalmourol – Vesa Clube VNB (Parque Ribeirinho)
  • 10h às 13h – Atelier de desenho e pintura – 6 aos 10 anos (Centro Estudos Arte Contemporânea)
  • 10h30 – Yoga com Fátima Passos (Parque Ribeirinho)
  • 15h – Entrega de diplomas Formação Ocupacional de Seniores; atuação FOS Tuna e Turma de Cavaquinhos – Essência Partilha (Auditório Centro Cultural)
  • 15h às 17h – Animação de Rua com Manus Esenas (Parque Ribeirinho)          
  • 15h30 às 18h30 – Workshop de Canoagem – Cube Náutico Barquinhense (Parque Ribeirinho)
  • 16h às 19h – Workshop de Iniciação à Fotografia 18h00 (Centro Estudos Arte Contemporânea)
  • 18h – Apresentação da Escola de Música de Vila Nova da Barquinha – Quadras e Partituras (Palco Stº António)
  • 19h – Concerto Fernando Espanhol – Tributo à música portuguesa (Palco Ribeirinho)                    
  • 20h às 22h – Animação de Rua com Manus Esenas (Parque Ribeirinho)
  • 21h – Marchas Populares: Ass. Pais JI de Atalaia; Ass. Pais JI Moita do Norte, Ass. Pais JI VN Barquinha, Ass. Pais EB1 – JI Praia do Ribatejo; Ass. Pais ECV, Fundação Dr. Francisco Cruz (Palco Stº António)
  • 22h30 – Concerto THE GIFT (Palco Principal)
  • 00h – Concerto Rocket (Palco Ribeirinho)
A Orquestra Ligeira do Exército (OLE), presença assídua na Feira do Tejo, é o grupo responsável pelo concerto de encerramento no dia 13 de junho (segunda-feira), dia de feriado municipal.

13 DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA (FERIADO MUNICIPAL)

  • 09h – Hastear da Bandeira (Praça da República)
  • 10h às 13h – Hora do conto – 6 aos 10 anos (Centro Estudos Arte Contemporânea)
  • 10h às 18h – EKOPÁTEO / ECOSPOT: Ação de sensibilização ambiental – Tejo Ambiente (Parque Ribeirinho)
  • 15h15 – Teatro: Comédia da Marmita – AEVNB (Parque Ribeirinho)                      
  • 15h30 – Cerimónia de Atribuição de Títulos Honoríficos (Auditório)
  • 16h às 17h – Mascotes Parade (Parque Ribeirinho)                                                                                
  • 16h às 19h – Exposição de pintura (Restaurante Loreto)
  • 18h30 – Missa em Honra de Stº António, seguida de procissão (Igreja Matriz)
  • 19h – Concerto Joaquim Roberto e a Máquina do Tempo (Palco Ribeirinho)                                 
  • 21h – Espetáculo dança ETRIX/ADU – CIR (Largo 1º Dezembro) 
  • 22h – Concerto Orquestra Ligeira do Exército (Palco Principal)

Durante estes dias é também possível visitar a exposição “Retratos da minha terra – Geografias”, de Augusto Brázio, patente no Centro Cultural de segunda a sexta-feira (9h-12h30 | 14h00-17h30) e aos sábados e domingos (10h-13h | 15h-18h), e a exposição “Condicionamento humano”, do grupo “13 Luas”, patente na Galeria do Parque entre 9 de junho e 24 de setembro.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply