Tancos. Foto: mediotejo.net

A vila ribeirinha de Tancos volta a receber as festas anuais em honra da padroeira, Nossa Senhora da Piedade. A animação de quatro dias arranca hoje, dia 12, junto ao Tejo e inclui petiscos, concertos, atividades desportivas, cerimónias religiosas e um festival de Folclore.

As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade começam oficialmente esta sexta-feira pelas 18h00 na zona do cais de Tancos, em Vila Nova da Barquinha e aos petiscos do rio junta-se a música do grupo “Duo Diamante” às 22h00.

Durante o fim-de-semana, os mais novos brincam nos insufláveis a partir das 14h30 enquanto os mais velhos podem optar entre atividades desportivas, espetáculos musicais e atuações de grupos folclóricos.

O sábado começa com uma descida de canoas no rio Tejo, cuja concentração está prevista às 9h00 Constância e ao final do dia, às 21h15, realiza-se o 52º Festival de Folclore com a participação dos grupos infantil e adulto do Rancho Folclórico “Os Pescadores de Tancos”, o Grupo Folclórico “Ceifeiros da Corujeira” (Coimbra) e o Grupo Folclórico da Linhaceira (Tomar). A noite continua com animação do grupo Fun2Rock a partir das 23h00.

No domingo, os madrugadores participam no convívio de pesca em Constância pelas 7h00, seguido de almoço no recinto da festa, e à noite atuam os “Remediu Santu” pelas 21h30.

As cerimónias religiosas realizam-se no feriado, dia 15, a partir das 18h15 com a procissão em honra de Nossa Senhora da Piedade. De seguida, São Marcos é transportado para Tancos na procissão fluvial e o anfiteatro recebe a missa campal. A festa termina termina pouco depois do concerto dos “XarepaBand”, marcado para as 21h30.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *