Foto: CMA

O projeto ‘Museu Informal’ é um trabalho artístico participativo, com a direção de Vera Alvelos, que irá decorrer nos dias 2 e 3 de dezembro, pelas 19h00 e 16h00, respetivamente. A iniciativa terá lugar no auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Os trabalhos com a comunidade iniciaram-se esta segunda-feira e, durante uma semana, Vera Alvelos irá trabalhar com um grupo da comunidade, trabalhando as suas histórias pessoais, relacionadas com as memórias da vila, incidindo sobre práticas das artes visuais e performativas. No final, cada história irá integrar uma apresentação performativa, apresentada em grupo à restante comunidade.

Desta forma, pretende-se a “criação de um arquivo de memórias íntimas que se cruzam com a memória coletiva e arquitetónica da vila, numa atitude de inventariado e colecionismo, relacionando a memória individual com a memória coletiva e o espaço público”, lê-se em informação divulgada. A partir de uma conversa e de um assalto a histórias materializadas em objetos e imagens, “compõe-se uma mala para cada participante, a criação do seu universo particular”.

Esta iniciativa insere-se no projeto intermunicipal “Caminhos das Pessoas”, uma ação de programação cultural em rede promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com o Município. A iniciativa destina-se a todos os membros da comunidade com disponibilidade para partilhar memórias e construir uma performance.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *