As Santas Casas da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha e de Tomar assinaram, na tarde de quarta-feira, um protocolo para a criação de uma infraestrutura para a promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de cuidados de reabilitação e de unidade de cuidados continuados, em Atalaia, no concelho de Vila Nova da Barquinha.
Este novo Complexo de Saúde vai ser construído num terreno cedido pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha para o efeito, nas traseiras da Igreja Matriz de Atalaia, próximo do nó da A13 e A23 e a cerca de três quilómetros do concelho de Tomar.
Segundo referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, durante a última reunião deste executivo, o terreno foi cedido pela autarquia estando apenas a aguardar o registo da propriedade para concretizar a escritura do mesmo.

O autarca deu ainda conta de que já foi recebido um Pedido de Informação Prévia (PIP), estando tudo “em conformidade”. “Vão construir quatro edifícios, um de três andares que tem a ver com a UCC para 90 lugares de cuidados continuados, outro edifício que vai ser de UCC de apoio com dois pisos, um de hemodiálise e outro de medicina familiar”, referiu Fernando Freire.
ÁUDIO | Fernando Freire durante a reunião do executivo
O Complexo de Saúde, a instalar em Atalaia, pretende a construção de quatro edifícios que, de acordo com o PIP terão a seguinte disposição: “o edifício mais a sul (…) albergará uma clínica com várias valências, dentro das quais uma ala de medicina física e de reabilitação, no centro do terreno teremos uma de hemodiálise, (…) ainda no centro e a servir de apoio a estes serviços, de uso mais dinâmico, encontramos um bar. (…) O edifício mais a norte albergará uma unidade de cuidados continuados integrados para cerca de 90 utentes e o estacionamento estende-se por todo o terreno”, anunciou o edil durante a reunião.

A construção em territórios municipais de Vila Nova da Barquinha, nomeadamente na rua da Fortaleza (Atalaia) resulta de uma doação de terrenos em volta de 16 000m2, segundo referiu Fernando Freire em declarações ao mediotejo.net.
“Nós cedemos para a doação à Santa Casa de Vila Nova da Barquinha que, por sua vez, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Tomar irão fazer aquela infraestrutura de saúde que querem criar. Neste momento já entraram projetos de informação prévia, os chamados PIP, sobre a infraestrutura, (…) e hoje irão celebrar um contrato em conjunto, para saber quais são as parcerias que fazem, quais as intervenções, as áreas de competências e administração que lhes competem”, explicou o autarca.
ÁUDIO | Fernando Freire, autarca de VN da Barquinha, em declarações ao mediotejo.net
O Complexo de Saúde que irá nascer na Atalaia já está “a caminhar”, sendo que se não for construído no prazo de 10 anos, a Câmara exerce o direito de reversão do terreno. “Não acredito que vá acontecer, mas como em tudo na vida, temos de salvaguardar os interesses do município, mas estou de boa fé e tenho a certeza que isto vai acontecer”, concluiu Fernando Freire.