O problema dos maus cheiros provenientes de uma suinicultura na Herdade do Colmeiro, arredores de Vila Nova da Barquinha, foi abordado na reunião de Câmara do dia 8 de novembro. Segundo documentação enviada pela Agência Portuguesa do Ambiente e apresentada na reunião do Executivo, a exploração não tem licença ambiental desde 2014.
Aliás nesse ano, uma inspeção detetou irregularidades na exploração, nomeadamente descargas para linhas de água sem qualquer tipo de tratamento e a falta de barreiras retentoras de maus cheiros, o que levou a Câmara a revogar o respetivo alvará.
O que é facto é que a suinicultura continua a funcionar apesar das petições públicas, queixas nas redes sociais, interpelações nas Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha.
Os maus cheiros são mais sentidos pelas populações de Vila Nova da Barquinha e Moita do Norte, as duas localidades mais próximas da exploração.
O dossiê vai ser enviado à Assembleia Municipal, que reúne dia 15 de dezembro, para análise.
