Este mês de abril assinala-se o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Para chamar a atenção e consciencializar as pessoas para este assunto, a fachada da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, na Praça da República, vai estar iluminada com luzes azuis.
O azul remete para as nódoas negras, resultado da violência e dos maus tratos. O Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância assinala-se desde a década de 80 nos Estados Unidos. A iniciativa estendeu-se ao globo, com muitos países a colocar na rua fitas azuis em memória daqueles que são vítimas de abuso infantil.
Em Portugal, a campanha simbolizada pelo Laço Azul é dinamizada por todo o país pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e pelas CPCJ, com a realização de ações alusivas à temática. E é neste âmbito que o Município de Vila Nova da Barquinha, em conjunto com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, se volta este ano a associar a esta iniciativa global, com o edifício dos Paços do Concelho a iluminar-se de azul durante todo o mês de abril.
Uma iniciativa que pretende “chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção dos maus tratos na infância”, sem esquecer a consciencialização para “a parentalidade positiva, sendo fundamental o envolvimento comunitário”, conforme refere o Município em comunicado.