Projeto do novo Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

A oferta escolar do concelho de Vila Nova da Barquinha vai ser reforçada com a construção de um novo Jardim de Infância. O arranque da empreitada no valor de 850 mil euros foi anunciado pelo município no dia 30 de setembro e implica obras de remodelação da antiga EB1 que dotarão o edifício com novos espaços e equipamentos para receber 75 crianças.

A oferta escolar do concelho vai ser reforçada com a construção de um novo Jardim de Infância na freguesia de Vila Nova da Barquinha. As obras serão adjudicadas por concurso público em outubro e envolvem um investimento de 852 mil euros, comparticipados pelo Programa Operacional Regional/Portugal 2020 (85% das despesas elegíveis).

O projeto de remodelação da antiga EB1, junto do Centro de Saúde, reuniu os votos favoráveis de todo o executivo na reunião camarária de 26 de agosto. Em comunicado, o município salienta que a obra dotará o edifício existente, no prazo de oito meses, com “maior conforto térmico, acústico e visual, bem como de condições de segurança adaptadas ao ensino pré-escolar”, complementados por “uma linguagem arquitetónica mais urbana e atual”.

O recreio terá novos equipamentos lúdicos e desportivos. Foto: DR
O recreio terá novos equipamentos lúdicos e desportivos. Foto: DR

O anúncio foi feito após a confirmação do financiamento da empreitada no âmbito do “Desenvolvimento de Infraestruturas de Formação e Ensino – Infraestruturas Educativas para o Ensino Escolar (Ensino Básico e Secundário)”, permitindo que 75 crianças e pessoal docente/não docente usufruam de três salas de turma, uma sala de atividades, uma sala polivalente, um refeitório, uma cozinha, espaços de apoio, balneários/vestiários e gabinetes.

A empreitada também envolve intervenções no espaço exterior da antiga EB1 através da revitalização da área de recreio, dotada com diversos equipamentos lúdicos e desportivos numa envolvente ajardinada e arborizada, assim como a criação de seis novos lugares de estacionamento – cinco para ligeiros e um para pesados de passageiros – na Rua dos Bombeiros.

O exterior contará com seis novos lugares de estacionamento. Foto: DR
O exterior contará com seis novos lugares de estacionamento. Foto: DR

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.