Funcionárias da Junta com os Presidentes da Junta e da Câmara (Foto: mediotejo.net)

Numa parceria entre a Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo, Município de Vila Nova da Barquinha e Agência para a Modernização Administrativa, foi inaugurado no dia 25 de junho o Espaço Cidadão de Praia do Ribatejo, instalado na sede da Junta.

Perante dezenas de convidados, procedeu-se ao descerramento de um painel identificativo do novo serviço, ato simbólico protagonizado pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, e pelo Presidente da Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo, Benjamim Reis.

Na hora dos discursos, o autarca da Barquinha destacou a importância destes “serviços de proximidade” com vista a “facilitar a vida às pessoas” e “servir melhor as populações”.

Fernando Freire felicitou e elogiou a “colaboração inexcedível” do Presidente da Junta e da sua equipa que, na sua opinião, é “uma excelente referência de denodo, de trabalho, de entrega”. E deu como exemplo o trabalho que está a ser feito a nível de limpeza dos terrenos onde “a Junta tem sido inexcedível”.

O Presidente Benjamim Reis recordou o início do processo em que a Câmara desafiou a Junta a criar o Espaço Cidadão. “Dissemos logo presente”, frisou, reforçando a ideia de que a sua Autarquia está recetiva a “tudo o que seja para servir e estar mais perto das populações”. Loja Social, RLIS (Rede Local de Intervenção Social) e agora o Espaço Cidadão são alguns dos serviços que a Junta aceitou como desafios. Para que tal seja possível, o autarca fez questão de elogiar o empenho e dedicação das funcionárias Arlete Marcelino e Graça Bandeira.

Entre as quatro Freguesias do Concelho, Praia do Ribatejo é a mais periférica, mais afastada da vila. Tem cerca de 1500 habitantes, a maior parte dos quais de idade avançada. Daí a importância acrescida de um serviço como o Espaço Cidadão, onde as pessoas podem tratar de renovar a carta de condução, tratar do IRS ou marcar consultas, só para dar alguns exemplos.

São vários os serviços a disponibilizar numa primeira fase, tais como: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde. De entre os vários serviços referidos, o cidadão poderá por exemplo obter o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução, efetuar pedidos diversos à segurança social, entre outros.

O Espaço Cidadão da Praia do Ribatejo dispõe de dois terminais de atendimento e funciona de segunda a sexta das 9 às 12h30 e das 14 às 17h na Rua Comendador Manuel Vieira da Cruz, nº 30, sede da Junta.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.