Está em fase de criação uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) para todo o concelho de Vila Nova da Barquinha e ainda uma parte do concelho de Constância, anunciou o Presidente da Câmara, Fernando Freire.

A novidade é que esta ZIF, pela primeira vez, vai abranger o território ocupado pelos militares, que representa cerca de um terço do concelho. Tal conseguiu-se através de conversações com o Estado Maior do Exército, segundo informou o autarca barquinhense.

Com a criação da ZIF vai ser possível aos proprietários apresentarem em conjunto candidaturas aos fundos comunitários para limpeza dos terrenos.

Uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) “é uma área territorial contínua e delimitada, constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um Plano de Gestão Florestal (PGF) e que cumpre o estabelecido nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, e administrada por uma única entidade, que se denomina Entidade Gestora da ZIF”, lê-se no site do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *