Largo Infante Santo | Largo do Chafariz, Vila Nova da Barquinha. Foto: mediotejo.net

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha recebeu um prémio no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana no valor de 202.582,61€ devido à boa execução de projetos. O presidente do Município, Fernando Freire (PS), anunciou em reunião do executivo que a verba vai ser aplicada Na requalificação do Largo Infante Santo/Largo do Chafariz, no centro histórico da vila.

O prémio atribuído ao Município de Vila Nova da Barquinha (situação que também aconteceu com os municípios de Constância e Entroncamento, entre outros) deve-se à “avaliação global positiva” no que respeita à implementação da estratégia PARU, conforme refere um ofício da CCDR Centro dirigido à Câmara Municipal.

A execução, que foi de 86%, diz respeito a projetos candidatados pelo Município a financiamento como é o caso da loja de produtos locais, da requalificação da Praça da República e do Ninho de Empresas – CAIS.

E a autarquia pretende aplicar este prémio numa intervenção num dos eixos estratégicos de acesso à baixa da vila: o Largo Infante Santo / Largo do Chafariz. Recorde-se que o estudo prévio desta intervenção foi já aprovado em reunião de Câmara no ano transato.

Numa intervenção estimada de cerca de 400 mil euros, o presidente do Município de Vila Nova da Barquinha admite que a requalificação do Largo do Chafariz “encaixa que nem uma luva” neste prémio. “Vamos buscar 200 mil euros por parte dos fundos comunitários e 200 mil euros suportados pelo município”, disse.

Recorde-se que a requalificação do Largo Infante Santo inclui, além, de uma nova imagem para esta zona, alterações de trânsito. A intenção é a de se torne uma zona essencialmente pedonal.

NOTÍCIA RELACIONADA: MUNICÍPIO VAI AVANÇAR COM REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DO CHAFARIZ

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *