Câmara de Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

Com um programa cultural desenhado para todo um dia de comemorações, Vila Nova da Barquinha vai assinalar na quarta-feira, dia 6 de novembro, o 183º aniversário da elevação a concelho.

Entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, é dia aberto no Centro de Interpretação Templário de Almourol, com entradas gratuitas para residentes no concelho.

Pelas 10h00 tem inicio uma visita guiada às obras do projeto ARTEJO em que o ponto de encontro é junto ao Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. Para esta atividade as inscrições são obrigatórias e podem ser feitas pelo telf. 249720358.

Já o “Palavras Soltas com Sara Cura” é o evento anunciado para as 18h30 no Centro de Estudos de Arte Contemporânea.

Foi a 6 de novembro de 1836 que a rainha D. Maria II assinou um decreto criando o concelho de Vila Nova da Barquinha, que seria composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos. Só três anos mais tarde (26 de junho de 1839), é que Barquinha foi elevada a Vila.

O novo concelho foi, entretanto, suprimido (21 de novembro de 1895) e anexado ao da Golegã, para voltar a ser restaurado, em 13 de janeiro de 1898.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *