Mostra gastronómica em Vila Nova da Barquinha é dedicada ao peixe do rio. Foto: DR

O peixe do rio está a ‘animar’ a gastronomia tradicional em Vila Nova da Barquinha até dia 19 de março, na 29.ª edição do Mês do Sável. A iniciativa, promovida por este município ribeirinho e seis restaurantes do concelho, tem como principal objetivo “promover a cozinha tradicional”, disponibilizando o sável frito com açorda de ovas, entre outras receitas típicas da região. Este ano está excluída a lampreia, por escassear nas águas do Tejo.

Banhado por três rios – Tejo, Zêzere e Nabão -, este território tem no peixe do rio a sua principal fonte de sabores, sendo que, nesta época do ano, o sável e outras espécies sobem as águas do Tejo, dando origem a pratos únicos, confecionados de acordo com receitas centenárias num concelho cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

Ao longo da mostra gastronómica, que arrancou a 18 de fevereiro, a organização oferece passeios de barco ao Castelo de Almourol e visitas ao Centro de Interpretação Templário. Esta promoção é válida apenas ao fim de semana, sendo atribuído 1 bilhete por dose, nos restaurantes aderentes.

Restaurantes aderentes: Almourol (Tancos) Tel. 249720100; Grilo (V.N. Barquinha) Tel. 249710383; Loreto (V.N. Barquinha) Tel. 913868147; Ribeirinho (V.N. Barquinha) Tel. 249712292; STOP (Atalaia) Tel. 249710691; Trindade (V.N. Barquinha) Tel. 916306351.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *