Festival de gastronomia com iguarias à base de azeite marca as próximas semanas em Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

Divulgar o azeite e a sua importância e tradição no concelho de Vila Nova da Barquinha é o objetivo da Mostra gastronómica “À Mesa com Azeite” que decorre desde 10 de novembro e até 9 de dezembro em 11 restaurantes aderentes.

Esta iniciativa da Câmara de VN Barquinha decorre num concelho que “em tempos teve um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares”.

Durante um mês os comensais poderão experimentar iguarias como as Petingas no Forno com Azeite, o Bacalhau à Lagareiro, a Sopa de Couve com Feijão, o Polvo à Lagareiro, entre outras, nos 11 restaurantes que lembram a tradição, dando a provar o azeite novo.

Almourol (Tancos), Carroça (Limeiras, Praia do Ribatejo), Chico (Praia do Ribatejo), Loreto (V. N. Barquinha), Recanto da Barquinha (V. N. Barquinha), Ribeirinho (V. N. Barquinha), Sabor na Pedra (V. N. Barquinha), Soltejo (V. N. Barquinha), STOP (Atalaia), Tasquinha da Adélia (V. N. Barquinha) e Trindade (V. N. Barquinha) são os restaurantes aderentes ao evento gastronómico.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *