Barquinha acolhe encontro de Folclore com ‘Os Pescadores de Tancos’ e o Rancho da Calheta. Foto: CMVNB

Vila Nova da Barquinha acolhe no sábado, 29 de julho, às 17h00, um encontro de folclore, no Largo 1.º de Dezembro. Organizado pelo município, o evento, de entrada livre, vai contar com a participação do Rancho Folclórico da Calheta (Madeira) e do Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos”.

Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos”, Vila Nova da Barquinha

Fundado a 13 de junho de 1981, composto por 45 elementos, sócio da Federação do Folclore Português, ao longo dos anos o grupo tem atuado de Norte a Sul de Portugal e em alguns países Europa. Povoação muito antiga, situada no alto do Ribatejo, onde se sai da lezíria e se entra na charneca, a freguesia de Tancos é rica em sabedoria popular e folclore.

É este trabalho de recolha que o grupo tem para oferecer nas suas atuações, recordando os tempos passados com a mesma alegria e vivacidade que os seus antepassados.

Rancho Folclórico da Calheta, Madeira

Com o objetivo de recolher, preservar e divulgar, os usos, costumes e tradições da Região Autónoma da Madeira, e em particular da Calheta, surgiu em julho de 2006 o Grupo de Folclore deste concelho. Este grupo é constituído por 35 elementos com idades compreendidas entre os 5 e os 68 anos.

Com o intuito de animar e promover a cultura popular da Calheta a todos os que a visitam, o grupo tem atuado regularmente em diversas unidades hoteleiras do concelho e em festas tradicionais um pouco por toda a ilha da Madeira.

Rancho Folclórico da Calheta, Madeira. Foto: DR

Tendo em vista a promoção da Ilha da Madeira no exterior, o grupo deslocou-se em novembro de 2007 a Lugano – Suiça, onde representou o folclore da Calheta. Em 2008, o grupo visitou a cidade de Caracas, juntamente com a delegação do Município da Calheta, onde atuou em diversas localidades da Venezuela, representando pela segunda vez o concelho da Calheta junto da comunidade portuguesa no estrangeiro. A sua mais recente deslocação ao estrangeiro foi em março de 2019, ao Reino Unido, onde atuou para a comunidade madeirense residente na cidade de Crawley.

Em 2014, o Rancho Folclórico da Calheta participou na 1ª edição do DVD “Tormentos do Linho”, em 2015, colaborou na 1ªedição do livro sobre a vida e obra do poeta popular João Gomes de Sousa, conhecido como “O Feiticeiro da Calheta”, e em 2016 participou no filme com o mesmo nome. Mais recentemente, em 2020, o Grupo colaborou com a Câmara Municipal da Calheta na candidatura do “Bailinho da Madeira” às “7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal”, conquistando um lugar entre as sete Maravilhas eleitas.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *