VN Barquinha é o único concelho do interior que não perdeu população nos últimos 10 anos. Foto: mediotejo.net

O que é que Vila Nova da Barquinha tem para ser o único concelho, entre os municípios de baixa densidade, que não perdeu população nos últimos anos? É certo que o aumento de residentes é residual, mas contraria uma tendência de quebra acentuada de população verificada em todos os outros municípios do interior.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que Vila Nova da Barquinha tem aumentado o número de habitantes nos últimos quatro anos. É, aliás, o único concelho do interior que ganhou população em 2018 face a 2008. Constância também regista indicadores positivos nos últimos quatro anos.

São múltiplos os fatores que podem ajudar a explicar este fenómeno em Vila Nova da Barquinha. Para o presidente da Câmara, Fernando Freire (PS), a centralidade da vila (a uma hora de Lisboa e de Coimbra), as boas acessibilidades (A23 e A13), a política fiscal da autarquia que incentiva a reabilitação de imóveis, o parque escolar “de excelência”, a oferta educativa, a qualidade de vida e a segurança são argumentos que pesam na escolha para quem decide residir neste concelho.

Prova da vitalidade do município são as obras de reabilitação de casas para dar resposta à procura de habitação. Mesmo assim, a oferta não consegue acompanhar a procura e neste momento é difícil encontrar uma casa para arrendar no centro da vila.

Ali ao lado está Constância, um dos concelhos que menos perdeu população (0,27%) nos últimos 10 anos, e que regista um aumento do número de moradores nos últimos quatro anos.

População (Nº de habitantes)

 Ano VN Barquinha Constância
2018 7 402 4 002
2017 7 381 3 998
2016 7 314 3 990
2015 7 286 3 984

Fonte: Estimativa do INE

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *