Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. Foto: mediotejo.net

A Câmara de Vila Nova da Barquinha aprovou, na reunião do dia 13, o projeto de adaptação da sala da Biblioteca Infantil do Centro Cultural em Centro de Interpretação Templário, bem como avançar com o respetivo concurso público.

O investimento global previsto ascende a 152 mil euros estando garantido um financiamento de 136 mil euros através do Turismo de Portugal.

Conforme explica a autarquia barquinhense em comunicado, “o Centro de Interpretação Templário – Almourol será a primeira infraestrutura do género em Portugal, através da criação de sala de exposição permanente, espaço para exposições temporárias e uma sala de projeção de filme sobre a temática dos Templários”. Este novo espaço a instalar no Centro Cultural da sede de concelho “irá contribuir para inserir o território em rotas turísticas nacionais e internacionais associadas à questão templária, aumentando a sua visitação e o respetivo fluxo turístico local”, espera a autarquia, para quem “o património imaterial do concelho é fortemente marcado pela cultura dos templários, de que é expoente máximo o Castelo de Almourol, com uma localização ímpar, numa ilha granítica do rio Tejo”.

O projeto visa criar um novo polo de atração no território, fazendo uma “ponte” entre o Castelo de Almourol e a sede de concelho, captando os cerca de 70 mil visitantes anuais do monumento nacional para potenciar a dinamização económica e cultural da vila.

O espaço que irá acolher o equipamento situa-se no piso 1 do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, no Largo 1.º de dezembro, prevendo-se o início dos trabalhos para 2018.


Discover more from Médio Tejo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

Leave a Reply