A revisão da Carta Educativa e o desenvolvimento do Plano Estratégico Educativo Municipal são processos que estão em curso, conduzidos pela Universidade de Aveiro, no Município de Vila Nova da Barquinha.
Com o objetivo de recolher contributos e fazer uma reflexão conjunta com os diversos agentes educativos envolvidos naqueles processos, a Câmara promoveu uma sessão alargada com a comunidade educativa local, no dia 21 de novembro, no auditório do Centro Cultural.
Participaram autarcas, representantes de estabelecimentos de ensino, associações de pais e encarregados de educação, que foram unânimes em apontar como pontos fortes do panorama educativo concelhio a qualidade do parque escolar, o carácter inovador do projeto educativo e a relação entre as instituições. Durante este processo de auscultação foram identificados como aspetos menos positivos a falta de ações de formação para o pessoal não docente e a pouca envolvência da comunidade nas atividades da escola, entre outros.
Foram ainda apresentadas propostas para o alargamento do ensino experimental das ciências ao 2.º e 3.º ciclos, implementação de novas atividades na componente não letiva, assim como o estabelecimento de protocolos com instituições ligadas ao ensino artístico.
Conta-se que até ao fim do ano o processo esteja concluído, prevendo-se que os resultados sejam apresentados no início de 2019.