Foto ilustrativa. Créditos: DR

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou por unanimidade a atribuição de uma verba de nove mil euros à Loja Social de forma a apoiar as famílias carenciadas do concelho. Atualmente encontram-se inscritas 41 famílias na Loja Social.

“Temos vindo acudindo dentro das nossas possibilidades, que são também limitadas, mas sempre com avaliação técnica por parte das nossas duas assistentes sociais, no sentido de acudir e socorrer situações pela sua imprevisibilidade – que é isso que estamos aqui a falar – que ocorrem em famílias que podem de um dia para outro ficarem em situações complexas em termos sociais”, explicou à comunicação social Fernando Freire (PS), presidente da Câmara Municipal.

Para o apoio para o presente ano foi assim fixado o valor de nove mil euros, “sem prejuízo de avaliação caso a caso”, sendo que a preocupação da autarquia “é sempre acudir dentro das nossas possibilidades, quer também com a aquisição de medicamentos, quer também com a questão de alimentação, quer com o fornecimento de cabazes”, garante o autarca.

ÁUDIO | FERNANDO FREIRE, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Fernando Freire deixou ainda uma palavra de reconhecimento às muitas empresas do concelho que também são solidárias e que comparticipam para a Loja, nomeadamente através do fornecimento de bens alimentares, roupas e outros produtos para que a loja funcione “em plenitude”, onde tudo é avaliado tecnicamente “para que depois possa ser devidamente encaminhado para a família carenciada, no sentido de tentarmos socorrer em tempo oportuno dentro do que é possível”, explica.

No ano de 2022 foram apoiadas mensalmente uma média de 45 famílias através da entrega de cabazes de alimentação e de apoios pontuais como luz, medicação, água ou renda, numa média mensal de aproximadamente 1.215,03 euros, sendo estas medidas de apoio “essenciais para a recuperação social de cada um dos agregados”, refere-se em informação municipal.

No âmbito dos cabazes de Natal foi possível apoiar 67 famílias.

No corrente ano estão inscritas 41 famílias na Loja Social, o que corresponde a 63 adultos, 8 jovens e 16 crianças. As famílias distribuem-se pelas freguesias do concelho barquinhense, nomeadamente Vila Nova da Barquinha (24), Atalaia (6), Praia do Ribatejo (9) e Tancos (2).

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *