Foto: Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

O município de Vila Nova da Barquinha tem em curso uma empreitada de eficiência energética no Centro Municipal de Atividade Física Aquagym, que visa tornar o equipamento mais sustentável, ao nível do consumo de energia e das emissões de CO2 associadas, entre outras.

A obra, que encontra-se em curso desde o início de novembro, pretende ainda minimizar os custos de exploração da infraestrutura e melhorar as condições ambientais de temperatura e de humidade. Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos até janeiro de 2023.

Naquele que é um investimento municipal, a empreitada está a cargo da empresa JPSR, Lda, pelo valor de 198.465,45€ (+IVA), e é “comparticipada a 95% face ao valor elegível aprovado na candidatura pelo Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”, lê-se em nota de imprensa.

Trata-se de uma subvenção reembolsável, a qual é integralmente restituída sem pagamento de juros, havendo lugar à entrega anual de um montante igual ou superior a 70% das poupanças energéticas anuais até à liquidação da totalidade da comparticipação.

Foto: CMVNB

A intervenção passa pela substituição dos atuais equipamentos por outros de maior eficiência energética, pela introdução de coberturas térmicas nos planos de água das piscinas, pela substituição das luminárias atuais e/ou instalação de luminárias com tecnologia LED para iluminação e pela instalação de sistema de gestão técnica e de energia.

Com a presente candidatura, o município barquinhense aspira à “a redução na fatura de energia elétrica no Centro Municipal de Atividade Física, através da implementação de soluções que permitem a redução do consumo energético e consequente redução de emissões de CO2 associadas”.

Segundo a mesma nota, as soluções preconizadas devem “motivar um impacto positivo na classe energética dos edifícios (piscina Tejo e piscina Zêzere) em dois níveis, isto é a classe energética final deverá ser B-, face à atual classe energética D”.

Foto: CMVNB

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *