Foto: Pérsio Basso/CMVNB

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha procedeu à colocação de oleões em todas as freguesias do concelho para a recolha de óleos alimentares usados. No total, foram 12 os depósitos colocados ao dispor da população barquinhense para recolha e encaminhamento adequado.

“Atenta” às vantagens que a reciclagem de óleos oferece para o ambiente e ao facto de um litro de óleo poder contaminar um milhão de litros de água e de as suas propriedades aderentes dificultarem o escoamento de águas ao este ser despejado nas condutas, a autarquia de Vila Nova da Barquinha disponibilizou assim uma rede de 12 “oleões” em todas as freguesias do concelho.

Estes oleões estão inclusive equipados com tecnologia IoT (Internet of Things), o que permite – através de um sistema de sensorização – saber em tempo real o estado de enchimento dos equipamentos e, por outro lado, “interagir através de uma App com o munícipe permitindo-lhe assim contabilizar os seus depósitos de Óleo Alimentar Usado e habilitar-se a prémios no decurso das campanhas e sorteios a realizar em breve”, lê-se em informação municipal.

Nestes depósitos só deve ser colocado óleo alimentar usado e azeite. No que toca ao óleo alimentar usado, este deve-se deixar arrefecer depois do uso, pelo que depois deve ser colocado num recipiente de plástico limpo, bem fechado e depositado dentro do oleão. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores), ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados no oleão.

Posteriormente, a recolha é feita pela Hard Level, uma entidade licenciada contratada pela Câmara Municipal.

Os olões podem ser encontrados nas localidades do concelho, nomeadamente em Praia do Ribatejo (Rua do Mercado), Madeiras (Rua N.ª Sr.ª de Fátima), Limeiras (Rua Humberto Delgado), Tancos (Rua 25 de Abril), VN Barquinha (Rua do Lagarito, Tv. dos Descobrimentos e Rua Dr. Joaquim Vitor Arnaut Pombeiro), Moita do Norte (Rua 1.º Dezembro e Rua da Torrinha), Cardal (Rua Miguel Torga), Atalaia (Rua Mouzinho de Abuquerque – junto ao parque Dr. Eustáquio Picciochi – e Rua Patriarca D. José – junto à creche/centro de dia).

Foto: Pérsio Basso/CMVNB

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *