Uma nova empresa de capitais britânicos que se pretende instalar em Vila Nova da Barquinha e a já instalada Vivid Foods, que quer expandir o negócio no concelho, receberam a declaração de Interesse Municipal.
Já vem sendo hábito nas sessões da Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha a presença de propostas de deliberação para classificar novos projetos como de interesse municipal. Com esta classificação, as empresas têm direito a apoios de natureza fiscal, nomeadamente, isenção de IMI, Derrama ou do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis.
Na sessão extraordinária de 26 de novembro, a Assembleia barquinhense aprovou por unanimidade atribuir essa classificação a mais duas empresas, uma delas a Parágrafo Exclusivo, Lda, um negócio na área dos vegetais desidratados em pó que conta com capitais britânicos e que tem já o compromisso assumido de se instalar no concelho.
A segunda empresa, já instalada e a dar frutos, foi a Vivid Food, Lda. Também da área alimentar, este negócio já a laborar no Centro de Negócios conta atualmente com 117 trabalhadores e pretende em breve expandir-se, com a aquisição de mais um lote no Centro de Negócios.
Com um volume de negócios a rondar os 10 milhões de euros em 2020, esta empresa perspetiva aumentar esse valor para os 15 milhões neste ano de 2021, conforme referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.
Recorde-se que segundo o Regulamento Municipal de Incentivo à Fixação de Empresas, “Barquinha Mais Investimento”, “são beneficiários potenciais dos apoios a conceder as entidades empresariais de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica que se proponham implementar projetos de desenvolvimento com tradução na criação líquida de emprego no concelho de Vila Nova da Barquinha e cujo interesse municipal seja formalmente reconhecido pelo Município.” Para ter acesso aos benefícios fiscais, as empresas têm, nomeadamente, de criar no mínimo 10 postos de trabalho.