A mostra gastronómica ‘À Mesa com Azeite’ decorre até sábado, dia 7 de dezembro, em Vila Nova da Barquinha. A iniciativa da Câmara Municipal conta com oito restaurantes aderentes que durante um mês proporcionam a degustação do azeite à mesa e servem pratos como petingas no forno, polvo à lagareiro, sopa de couve e muitas outras receitas que têm no azeite o ingrediente comum.
A mostra gastronómica foi criada em 1999 com o objetivo de realçar a importância do produto naquele território do Médio Tejo e no âmbito do turismo ter a função de complemento de visitação ao património cultural e natural do concelho, homenageando em simultâneo este ingrediente emblemático na história de Vila Nova da Barquinha, que em tempos idos teve em laboração de cerca de duas dezenas de lagares.
No sábado, dia 7 de dezembro, pelas 15h00, há lugar a uma visita guiada ao Lagar do Casalinho ( em Limeiras), com transporte em autocarro desde o Centro Cultural da Barquinha. Inscrições através do e-mail turismo@cm-vnbarquinha.pt ou do número de telefone 249720358.
Os restaurantes aderentes são o Almourol, Café Estrela, Loreto, Stop, O Remo, Trindade, Ribeirinho e Tasquinha da Adélia.

