Foto: DR

A iniciativa pretende reunir na região um conjunto de especialistas mundiais no tema das alterações climáticas e do gado, como o Savory Institute, Climate Farmers, Jaime Elizondo e Ademir Calegari. O objetivo do encontro passa por criar um espaço de reflexão, em conjunto com autarcas e outras entidades, de modo a sensibilizar e criar estratégias de criação de gado em terrenos subutilizados e baldios, de forma a fazer pela inversão das alterações climáticas, um desígnio de produzir carne mais rica nutricionalmente e mais sustentável, com o menor impacto ambiental possível e o maior bem-estar animal.

“O encontro pretende sensibilizar para a questão da agricultura regenerativa, onde o gado não é o inimigo, mas uma chave para uma mudança do paradigma das alterações climáticas”, lê-se em nota de imprensa.

Vão ser abordados temas como o gado na regeneração do planeta e na fixação de carbono, criar em associação com a natureza, o gado como ferramenta para a melhoria dos solos, o gado na limpeza de baldios e gestão de terrenos públicos, bem-estar animal e reportório comportamental natural das espécies.

O EIT (The European Institute of Innovation and Technology) marcará a apresentação: “Solos são para uma alimentação saudável”, que fará compreender os benefícios individuais e coletivos da alimentação com base em produtos mais naturais.

No evento terá lugar a visualização, em antestreia em Portugal, do documentário “Ganado o Desierto” (Gado ou Deserto), filme que tem obtido muito reconhecimento, conquistando prémios de cinema documental em todo o mundo, demonstrando e explicando como o gado pode ser usado para reverter as alterações climáticas.

Está confirmada a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, e de Santarém, Ricardo Gonçalves, sendo esperada a participação de outros autarcas e entidades ligadas à agricultura.

A Vivid Foods é uma empresa do setor alimentar que tem vindo a procurar, no âmbito da sua responsabilidade social e corporativa, substituir gradualmente os produtos convencionais que processa e comercializa, por produtos com menor impacto ambiental e com melhor impacto na saúde de quem os ingere. Investiu recentemente numa quinta biológica/regenerativa – Vivid Farms, onde desenvolve modelos escaláveis para a produção de vegetais e animais num contexto carbono negativo.


Programa do Encontro Juntos por um Médio Tejo mais Sustentável

Natural de Vila Nova da Barquinha, tem 25 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *