Feira do Tejo regressa a Vila Nova da Barquinha de 12 a 15 de junho para celebrar identidade e tradição. Foto arquivo: CMVNB

“É um evento muito importante e é a época do ano em que todos se encontram, não só os que vivem na Barquinha, mas também vindos de fora, e este ano apostámos num cartaz muito convidativo para que todos possam visitar-nos”, disse à agência Lusa a vereadora da Cultura.

Paula Pontes destacou a “grande envolvência por parte do tecido associativo e também da comunidade” na dinamização da Feira do Tejo, o maior evento anual do concelho, salientando que o investimento no certame, cerca de 150 mil euros, traduz-se em proveitos para a economia local e para as associações.

Marchas Populares Feira do Tejo 2023. Foto: CM Barquinha

“Na Feira do Tejo não é cobrada a entrada, sendo a mesma aberta a todas as pessoas da comunidade. As associações locais dinamizam as tasquinhas e nós prescindimos de qualquer lucro para que realmente possam beneficiar de todos os ganhos para depois poderem sustentar-se ao longo do ano”, desenvolvendo as suas atividades regulares, acrescentou.

Feira do Tejo regressa de 12 a 16 de junho a Vila Nova da Barquinha. Foto: DR

ÁUDIO | PAULA PONTES, VEREADORA CULTURA CM VN BARQUINHA:

A abertura oficial da Feira do Tejo acontece esta quinta-feira, 12 de junho, com a inauguração da exposição “Vestido de Noiva – Tecendo memórias na Galeria de Bolso”, de Mona Martins, na Galeria Santo António, junto à Igreja Matriz, às 17h30, seguindo-se a visita ao recinto no Parque Ribeirinho.

Na noite de Santo António não poderão faltar as sardinhas, os manjericos e as tradicionais Marchas Populares, com a participação das escolas e instituições locais. A noite termina com o concerto de Bárbara Bandeira (22h30), seguido dos Sempr’Abrir e de uma viagem musical aos anos 80 com o DJ Addline.

O programa das festas inclui, além de Bárbara Bandeira (12 de junho), a atuação da Banda Sinfónica do Exército (dia 13), Carlão (dia 14) e Richie Campbell (dia 15), a par de dezenas de expositores, artesanato, tasquinhas, desporto, folclore, animação de rua, teatro, dança, marchas populares e exposições, entre outras iniciativas.

Em 13 de junho, feriado municipal, o dia encerrará com um concerto da Banda Sinfónica do Exército com fogo sincronizado.

Bárbara Bandeira atua este ano nas Festas da Barquinha. Foto: DR

A Feira do Tejo realiza-se no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, no centro histórico de Vila Nova da Barquinha, em sete hectares de zona verde a escassos metros do rio Tejo.

O evento é também uma oportunidade para conhecer as inúmeras atrações turísticas do território como o Trilho Panorâmico do Tejo, o Castelo de Almourol (monumento nacional cujo ingresso inclui também o acesso ao Centro de Interpretação Templário de Almourol), o Parque de Escultura Contemporânea, ou a Igreja Matriz de Atalaia, monumento nacional e um dos pontos principais da passagem do Caminho Português de Santiago pelo concelho.

C/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply