
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE PAÇO DOS NEGROS 1 – JUVENTUDE UNIÃO FIGUEIRENSE 1
(3 – 4 após penalidades)
Final da Taça Amizade – Inatel Santarém
Complexo Desportivo Municipal
Vila de Rei
25-04-2017

Numa tarde nebulosa, com boas abertas, ventosa e fria encontraram-se no bonito Complexo Desportivo de Vila de Rei os dois finalistas desta edição da Taça Amizade.
Se na equipa pacense a juventude era mais evidente, na equipa do concelho de Coruche o trunfo era a experiência. Experiência essa que já havia valido a eliminação do campeão nacional do Inatel, o Seiça, em casa deste. E pertenceu ao Figueirense o primeiro remate perigoso, em jogada de futebol apoiado, logo aos 3 minutos.
Na resposta, aos 6 minutos, na sequência de dois pontapés de canto consecutivos o Paço dos Negros chegou ao golo, por Filipe Teles, na zona de penalti a fuzilar de cabeça a baliza contrária. Este golo madrugador catapultou a equipa de Ricardo Sardinheiro para uma boa exibição, podendo dilatar a vantagem por Carlos Pedro, Filipe Teles e André Fernandes. Isto no espaço de 4 minutos.

Defendia a Juventude Figueirense e procurava respostas. Não impediu, contudo, que André Fernandes rematasse de forma violenta em zona frontal, aos 17 minutos. Saiu ao lado. O balanceamento atacante dos alvi-negros expunha a equipa a contra ataques bem elaborados e rápidos da equipa de Simão Fortio.

E foi dessa forma que marcou aos 21 minutos com Cavaco a aparecer na cara do guarda redes Xico e a não perdoar. Com o jogo novamente empatado houve maior equilíbrio e as ocasiões passaram a estar mais repartidas.
No minuto 25 João Corte Real, que minutos antes rendera Filipe Teles, responde a defesa incompleta de Xico com forte remate de fora da área mas por cima. Quatro minutos depois a equipa de verde, repondo rapidamente a bola pela lateral, tem bom ensejo de aumentar a vantagem mas opôs-se Ruben Fernandes de forma valorosa.

Aos 32 minutos, em jogada rápida do Paço dos Negros pela ala direita, teve em Carlos Pedro o protagonista de excelente disparo de cabeça mas ao lado. Três minutos depois a mesma equipa volta a criar dificuldades através de dois cantos mas com o guarda redes contrário a resolver. Na resposta a Juventude Figueirense podia ter tirado partido de livre, na zona de meio campo, mas foi apanhar o atacante isolado em posição irregular. Já em tempo de descontos, com as equipas já a acusar algum nervosismo, duas entradas duras junto à lateral junto à bancada incendiou os ânimos. Gerou-se alguma exaltação rapidamente sanada. Resultou na amostragem de amarelo a Micael do Figueirense. Tempo ainda para, num centro remate de Tiago Fernandes, o Paços levar perigo à baliza contrária. Mas saiu por cima. Tempo de intervalo no Municipal de Vila de Rei.

Regressaram as equipas disposta a virar o jogo a seu favor com a mesma postura da primeira parte. A primeira ocasião foi para a equipa figueirense num atraso deficiente para o guarda redes Ruben Fernandes com a bola a viajar para a baliza. Valeu a intervenção de um defensor sobre a linha fatal. Pressionava a Juventude e num livre levou o perigo à baliza contrária obrigando Ruben Fernandes a ceder canto. O jogo pareceu acalmar o ritmo e durante largos minutos as ocasiões escassearam. A meio da segunda parte o Paço dos Negros beneficia de livre direto em zona frontal que não teve consequência porque Xico defendeu de forma irrepreensível.
Com a equipa da Juventude Figueirense reduzida a dez unidades, por expulsão por acumulação de amarelos de Cavaco, o Paço dos Negros passou a pressionar mais. O Figueirense, munido de jogadores muito experientes, encurtou espaços, fechou-se e passou a jogar mais em bloco. Não impediu que Filipe Luis tivesse oportunidade para alvejar a baliza de Xico, obrigando a ceder canto. Corria o minuto 27. Aproximava-se o final do encontro e no último minuto do tempo regulamentar o Paço reclamou penalti, por queda na área de Vitor Duarte mas o árbitro José Justo, bem posicionado mandou jogar. A defesa da tarde estava guardada para o último momento do jogo. Num ataque com muitas unidades o Paço consegue abeirar-se da área do Figueirense e em boa posição um atacante remata forte, Xico voa para, com palmada, fazer uma enorme defesa. Evitou ainda a recarga cedendo canto. Após a marcação do canto o árbitro apitou pela última vez.

Terminava assim um jogo emotivo, com entrega total de ambas as equipas, em que o empate é o resultado mais correto. José Justo e seus auxiliares poucos motivos deram para reclamações. Tentou conduzir o jogo sem ação disciplinar mas não foi possível. Positivo. Passou-se à marcação dos remates da marca de grande penalidade e aqui foi mais eficaz a Juventude Figueirense passando a ser o Campeão em título da Taça Amizade do INATEL.

Xico, um gigante na baliza do Figueirense, foi o herói improvável desta final ao defender a última penalidade e fixando o resultado em 3-4.
FICHA DO JOGO

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE PAÇO DOS NEGROS:
Ruben Fernandes, Tiago Fernandes, Dominite Oliveira, Filipe Luis, Miguel Dionísio, Pedro Rodrigues, André Fidalgo (Nelson Cardoso), Carlos Pedro, André Fernandes, Filipe Teles (João Corte-Real depois Pedro Pereira) e João da Costa (Vitor Duarte).
Suplentes: Pedro Batista, Nelson Cardoso, Pedro Pereira, Marco Marques, João Oliveira, João Corte-Real e Vitor Duarte.
A OPINIÃO DO TREINADOR: Ricardo Sardinheiro

JUVENTUDE UNIÃO FIGUEIRENSE:
Xico, Santinho, Micael, Cacheta, João Paulo, João Nunes, Franklim, Lino, Cavaco, Bruno Daniel (Calado) e Ricardo Ferreira (Diogo depois Filipe) .
Suplentes: Robalo, Diogo, Filipe, Paulino, Nuno Feliciano, Tiago Santos e Calado.
A OPINIÃO DO TREINADOR: Simão Fortio
GOLOS: Filipe Teles (P.Negros) e Cavaco (Figueirense)

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
José Justo, Sérgio Fontinha e José Amaro
Ação disciplinar
Cartão amarelo: Dominite Oliveira, João da Costa e Vitor Duarte (P. Negros); Micael, Franklim, Lino, Cavaco e Calado (Figueirense)
Cartão vermelho por acumulação: Cavaco
A OPINIÃO DE: Diogo Tavares, INATEL de SANTARÉM:
Texto e fotos: Jorge Santiago
