Foto: mediotejo.net

Arrancou à hora programada, com bancas de vendedores e produtores locais, a preparação de comes e bebes, música ambiente, participantes vestidos a rigor e as ruas a preceito para acolher este certame que ganhou um dia de extra de programação este ano, dedicando-se o domingo à Festa da Rainha Santa Isabel.

A assinalar a 11ª edição, o Mercado Medieval abriu portas no sábado com o cortejo solene, já ali perto do meio da manhã, começa a dar-se pela presença de gente com vestes coloridas e solenes. Chegara El Rey D. Dinis, o Lavrador, acompanhado da Rainha Isabel de Aragão e sua corte, brindando o povo com um cortejo acompanhado da música tradicional do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei.

VÍDEO Cortejo solene de abertura do mercado medieval, com D. Dinis e Rainha Santa Isabel

O mercado faz-se no centro histórico entre ruas e ruelas da vila. Na Rua Santa Isabel, Largo da Misericórdia e ruas confluentes, o convite é para se deixar imbuir pelo espírito da Idade Média com trajes a rigor entre os vendedores das bancas de produtos de artesanato.

Foto: mediotejo.net

Da tecelagem e velharias, artesanato, e indo até às iguarias da doçaria e gastronomia tradicional, não faltam os queijos, os bolos, os licores e a cerveja artesanal.

Não faltam os animais, recolhidos na fresquidão da sombra numa travessa da rua principal do certame e a fazer o deleite às crianças que visitam o espaço e que ali assentam praça, recusando sair sem alguns minutos de contemplação e mimos à bicharada de quinta, que inclui desde diversos póneis, cabras, porcos, galinhas e galos.

Foto: mediotejo.net

Pela manhã, quem visitava os estabelecimentos comerciais e o mercado municipal da vila aproveitava para subir a rua e procurar descobrir o que a música chamativa queria dizer.

Entra-se numa dimensão medieval, num mercado singelo e simples, ali junto da Igreja da Misericórdia, marcando o largo central no cruzamento com a Rua Rainha Santa Isabel, no Centro Histórico da vila.

Foto: mediotejo.net

Lugar que assume particular simbologia, porque se crê ter sido a partir dali que se desenvolveu o aglomerado populacional e paróquia da então Portela de São Sebastião – nome à época da atual Vila de Rei.

VÍDEO Leitura da carta de D. Dinis no cortejo solene de abertura do mercado medieval

A comunidade foi aderindo ao evento, com o calor a fazer-se sentir, e na Rua Santa Isabel à passagem do cortejo solene reviveu-se a época com momentos de representação destes usos e costumes que marcam capítulos do reino de Portugal e da Idade Média portuguesa, onde também miúdos e graúdos, coletividades e instituições marcam presença para ajudar a dinamizar o evento.

Foto: mediotejo.net

A manhã de sábado contou com animação a cargo dos “Bêbados e Carroça” e a Orquestra tradicional da Escola de Música de Vila de Rei e o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior trataram da animação musical. Durante a tarde houve ainda animação de rua e um momento de ‘Luta de Espadas’.

Foto: mediotejo.net

No domingo, 15 de maio, foram realizadas as comemorações da Festa da Rainha Santa Isabel, com Eucaristia solene, seguindo-se a procissão com a sua imagem, com ‘guarda-de-honra’ dos Bombeiros Voluntários e acompanhada pela Banda Filarmónica União Sardoalense. No final, a banda deu um pequeno concerto no Parque da Senhora da Guia, onde foram igualmente leiloadas as fogaças por voluntários das respetivas povoações.

O XI Mercado Medieval fechou na tarde de domingo com um ‘Espetáculo de Fogo’.

Espreite a FOTOGALERIA com momentos do dia 1 de Mercado Medieval em Vila de Rei.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.