As equipas de Sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo já iniciaram trabalhos de execução de faixas de gestão de combustível em Vila de Rei, nas faixas de rede primária, e de acordo com o definido no Plano Municipal e Distrital da Defesa da Floresta contra Incêndios. Os trabalhos encontram-se a ser desenvolvidos nas proximidades da aldeia de Palhota.
A ação pretende contribuir para a diminuição do risco de incêndio, com controlo da vegetação espontânea, correção de densidades excessivas e desramação de algumas árvores.
Após os primeiros trabalhos, refere a autarquia, seguem-se intervenções para execução faixas de gestão de combustível nas faixas de rede primária, num total de 40 km, entre Palhota e o limite de concelho, perto de Amêndoa (concelho de Mação), e nas proximidades da aldeia de Trutas.
A Câmara Municipal de Vila de Rei lembra que as faixas de gestão de combustível que integram a rede primária visam “o estabelecimento, em locais estratégicos, de condições favoráveis ao combate de incêndios florestais” e lembra que “todos os proprietários ou produtores florestais das zonas abrangidas por esta operação poderão, num prazo de 30 dias, proceder à remoção e recolha dos materiais resultantes das ações de limpeza”.
Além das intervenções para execução de faixas de gestão de combustível, estão também a ser desenvolvidas ações de limpeza e manutenção de caminhos florestais, a cargo da empresa Aurélio Lopes – Serviços Florestais, Unipessoal, Lda, nas freguesias de Vila de Rei e de Fundada, num total de 40 km.
Por outro lado, os serviços do Município encontram-se também a realizar a limpeza de estradões florestais em diversos pontos do concelho, nomeadamente em Lavadouro, Aivado, Orgueira, Portela, Seada e Fundada.
A Câmara Municipal de Vila de Rei adjudicou ainda à empresa Montadigo, Lda, por cerca de 25 000€, trabalhos de execução de faixas de gestão de combustível de rede secundária entre a Zona Industrial do Souto e a Praia Fluvial do Penedo Furado, ao longo da antiga EN2, num total de 26 hectares.