Praia fluvial do Bostelim, a única praia fluvial do concelho que acumula Bandeira Azul com bandeira Qualidade de Ouro. Foto: mediotejo.net

A Praia Fluvial do Bostelim, em Fundada, Vila de Rei, voltou este ano 2019 a ser distinguida pela sua qualidade balnear, com a atribuição da Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo. O momento solene do hastear da Bandeira Azul nesta praia fluvial de Vila de Rei decorreu na terça-feira, dia 18 de junho, às 11:00.

A distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo que a zona fluvial do Bostelim é a única praia com Bandeira Azul no distrito de Castelo Branco, uma das cinco com Bandeira Azul em todo o Médio Tejo (juntamente com Aldeia do Mato, Fontes, Carvoeiro e Agroal), e integra o restrito lote das 35 praias fluviais a nível nacional a receber esta distinção.

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta diferenciados fatores e critérios muito exigentes, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos, ou a segurança e serviços, entre outros, tendo o anúncio da atribuição do galardão motivo de “satisfação e orgulho” para o presidente da autarquia.

“Vila de Rei é já igualmente reconhecida pela enorme qualidade das suas zonas balneares que, anualmente, recebem largos milhares de visitantes. Esta nova e importante distinção à Praia Fluvial do Bostelim vem reforçar e reconhecer esta qualidade, para uma Praia Fluvial que se vem afirmando como ideal para programas em família, com espaços verdes e bastantes sombras nas áreas circundantes, aliados a uma qualidade de água que que permite obter tão importante galardão”, destacou Ricardo Aires.

Paralelamente, a Praia Fluvial do Bostelim tem igualmente recebido a Bandeira ‘Praia Acessível’, que pretende destacar as praias portuguesas que, assegurando boas condições de acessibilidade, viabilizam a sua utilização, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

A renovada atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim, no concelho de Vila de Rei, ganha particular importância numa freguesia como a Fundada, isolada pela interioridade, nas profundezas de um concelho integrado no Portugal esquecido, como é o caso de Vila de Rei.

Praia Fluvial do Bostelim, no concelho de Vila de Rei

Este é o quarto ano consecutivo que a Praia Fluvial do Bostelim merece Bandeira Azul, além de ser a única praia fluvial do distrito de Castelo Branco com tal distinção “um orgulho para os vilarregenses”, resultado de “investimento e muito trabalho ao longo de todo o ano”, disse ao mediotejo.net o presidente Ricardo Aires.

Merece Bandeira Azul “pelos investimentos realizados pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia e ADETULF, a associação concessionária, uma parceria a três que está a resultar” no reconhecimento da qualidade da praia, das águas, e de toda a sua envolvente, referiu Ricardo Aires.

O galardão Bandeira Azul tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Os critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

E os critérios exigidos para pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, para atribuição do galardão Bandeira Azul são vários, entre eles “a praia deve ser mantida limpa, verificar a inexistência ou existência de algum tipo de poluição, a manutenção da praia limpa durante todo o ano e não apenas durante a época balnear, realizar análises à qualidade da água durante todo o ano” disse o presidente.

Hastear da Bandeira Azul em Bostelim em 2018. Presidente Ricardo Aires

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente lacustre, bem como o costeiro e marinho.

A Praia Fluvial do Bostelim tem vigilância assegurada, com dois nadadores salvadores, desde o início da época balnear do concelho, que no ano passado decorreu no período entre 15 de junho a 15 de setembro.

Dispõe de vários equipamentos, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, parque de campismo rural licenciado, lavadouro público, eletricidade, parque para autocaravanas com serviço de despejos e reabastecimento, espreguiçadeiras, toldos de palha, cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores é a zona de banhos, posto de primeiros socorros e estacionamento.

Quanto à zona reservada a banhos fluviais possui areia e solo relvado, sendo a área contígua à linha de água dotada de sombras naturais.

Carlos Domingos, ex-presidente da Junta de Freguesia da Fundada e atual presidente da ADETULF – Associação para o Desenvolvimento do Turismo e Lazer da Fundada, e Isabel Pereira, secretária da Associação, deram conta ao mediotejo.net, durante a última época balnear, que a Praia Fluvial do Bostelim “é muito frequentada por holandeses”.

Facilita o facto de Bostelim ser uma praia trilingue, além do português fala-se inglês e alemão, muito por causa de Isabel, que esteve emigrada na Alemanha durante 30 anos e que há 20 decidiu regressar às suas raízes, residindo na Fundada por “amar a tranquilidade” da ruralidade.

Para usufruir do parque de campismo, com direito a eletricidade e água quente, “montar uma tenda pode ir de 1 a 2 euros por dia dependendo do tamanho da tenda. Uma autocaravana paga uma diária de 2,50 euros, para as crianças até 12 anos é grátis e dos 13 aos 16 pagam 0,50 euros, um adulto paga 1 euro por dia”, explicou Isabel. Além disso quem telefonar para o bar pode reservar mesas no parque de merendas ou encomendar um petisco. “Basta telefonar para o 918843630 ou enviar um e-mail para adetulf.fundada1@gmail.com” refere.

“Temos todas as condições para receber bem os visitantes que gostem de natureza e queiram desfrutar de um espaço tranquilo e agradável”, reforça Ricardo Aires.

O visitante poderá ainda calcorrear o percurso pedestre ‘Rotas do Bostelim’ com início e chegada ao espaço da Praia Fluvial. Uma Rota circular de 9,5 quilómetros para um percurso de três horas.

A Ribeira de Bostelim nasce no concelho de Proença-a-Nova, prolongando-se o seu curso por mais de 20 quilómetros, serpenteando por férteis vales, passando sob antigas pontes e atravessando velhos caminhos até confluir com a Ribeira da Isna, já no concelho de Vila de Rei. Ao longo das suas margens sucedem-se os moinhos, levadas, açudes e muitos outros pormenores que podem interessar a um turista que aprecie a natureza.

É já perto do seu curso final, na freguesia da Fundada, junto ao parque de campismo rural que tem início a Rota do Bostelim, percurso pedestre de pequena rota que acompanha a sua margem e que se prolonga depois ao longo da Ribeira da Isna até à centenária Ponte da Várzea Carreira, onde se inicia o troço de regresso ao ponto de partida.

Na primeira metade do percurso, praticamente plano, a proximidade da água, as sombras do arvoredo e os vários motivos que transportam o visitante a um passado recente, mas simultaneamente distante, sendo ali que preparam o corpo e o espírito para uma caminhada que se completa com a passagem numa eira já perto do final.

Encontra-se a Praia Fluvial do Bostelim cerca de 10 minutos depois de sair de Vila de Rei, em direção à Sertã sempre pela Estrada Nacional 2. Após passar a Fundada e a localidade de Cabeça do Poço é seguir em descida ladeada por pinheiros em direção a São João do Peso.

Pouco depois, do lado esquerdo, um espaço tranquilo, apetecível para desfrutar em família e seguro para as crianças, que se destaca pelo enquadramento natural, envolvente serrana e florestal. Para os mais sensíveis, nomeadamente crianças, recomenda-se o uso de sapatos de natação devido ao empedrado da zona de banhos.

Além da Praia Fluvial do Bostelim o concelho de Vila de Rei oferece outros locais de lazer como a zona balnear da Zaboeira, Praia Fluvial do Pego das Cancelas, Praia de Fernandaires, Praia Fluvial do Penedo Furado e piscina descoberta do Carrascal.

C/PAULA MOURATO

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *