O Município de Vila de Rei recebeu um certificado do Programa Bandeira Azul pela participação da praia fluvial do Bostelim desde 2016 no programa ambiental. Situada na freguesia da Fundada, a praia fluvial do Bostelim recebeu este ano, pela 6ª vez, a Bandeira Azul, e ainda, pelo 5º ano consecutivo, a Bandeira ‘Praia Acessível’, distinção que pretende destacar as praias portuguesas que asseguram boas condições de acessibilidade.
A atribuição decorreu no dia 19, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, durante a cerimónia comemorativa dos 35 anos do Programa Bandeira Azul. No ano de 2021, para além da atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim, todas as zonas balneares de Vila de Rei – Bostelim, Penedo Furado, Fernandaires, Pego das Cancelas e Zaboeira – foram distinguidas enquanto ‘Praias com Qualidade Ouro’, pela Quercus.
A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), Nikos Petrou, tendo também sido entregues os Certificados Internacionais de participação no Programa Bandeira Azul, atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da FEE.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da FEE.
O galardão Bandeira Azul atribuído anualmente tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.