Usos, costumes e tradições recolhidos e expostos no Museu Municipal de Vila de Rei. Foto: DR

Por força das contingências provocadas pela pandemia de covid-19 e consequentes limitações que está a provocar em todo o mundo, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) lançou o repto para que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pudesse ser assinalado através de apresentações digitais.

Assim, o Município de Vila de Rei lançou um vídeo de apresentação do Museu Municipal, na vila, partilhando aquele equipamento cultural e mostrando elementos ali expostos que fazem parte da identidade do concelho.

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), e aprovado pelo UNESCO, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

O tema da edição de 2020 é ‘Património Partilhado – Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada’.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *